Final Coil - T11

05:13

Tutorial da luta do T11 agora, a Kaliya.


O enrage da luta acontece aos 11 minutos, lembrando também que todo ataque dela é frontal, ou seja, somente tankers na frente do boss.

MT = Main Tanker
OT = Off Tanker

Abaixo o vídeo que usarei como base para exemplo das mecânicas, a luta está bem no desespero porque foi o primeiro kill do grupo:

VÍDEO COMPLETO DA LUTA:
(utilizado no tutorial escrito)



FASE 1 - Até os 60% do HP do Boss (até 03:30)
  • Organização e posicionamento:
Para organização, marquem as laterais e as costas do boss com A, B e C, como na imagem abaixo.

O tanker puxa a Kaliya para o norte, deixando ela no centro da sala, com a face voltada ao norte.

Nessa primeira fase não tem muito o que fazer, é somente tomar cuidado para nunca ir na frente do boss, pois os ataques dela são frontais, somente os dois tankers ali, a única hora que vocês podem pisar bem rapidamente na área frontal é quando ela estiver usando o Nerve Gas, mas assim que apagar a área onde você costuma ficar, volte rapidamente para o ponto, explicarei melhor adiante.

Procure tankar sempre no meio da sala, pois é ali mesmo que ela vai ficar quando estiver invulnerável.

Para melhor posicionamento e execução das demais mecânicas, deixem os players em 4 grupos separados:



  • As mecânicas dessa fase:

Resonate

É um cleave frontal, que tira muito HP de quem o recebe, mas pode ser dividido entre players, ou seja, os dois tankers o levarão (0:10).


Nerve Gas

O Nerve Gas são AOEs na sala que marcam uma área muito grande, até metade da sala, em posição aleatória, tem o cast 3x seguidas. Caso você não saia a tempo da AOE, receberá um stack de vulnerabilidade que irá acumulando a cada erro, levando a morte ao executar as outras mecânicas (0:18).



Como disse acima, esse é o único momento em que você pode ir para a frente do boss para deviar da AOE, mas assim que terminar o cast da skill ou a área estiver apagando, você já pode retornar a sua posição para não correr o risco de receber um ataque frontal que provavelmente matará.


Barofield

Barofield é uma área circular que fica abaixo do boss a partir dos 85% e permanecerá até o final da batalha, passando em cima, o player receberá o debuff de heavy por 15 segundos e vulnerabilidade.





Secondary Head

O primeiro Secondary Head acontece por volta dos 83% de HP do boss, ele também acontecerá durante toda luta. Nessa mecânica o MT receberá stun e um debuff que diminuirá sua defesa, o OT deverá puxar o agro do boss enquanto ele ainda está castando o Secondary Head, usar um cooldown de defesa e receber o golpe. Caso, o OT não pegue o agro do boss, o MT morrerá (1:28).





Missiles / Gaseous Bomb

A Kaliya irá em alguns momentos da luta castar duas skills em sequência, podendo ter a ordem alterada, pode ser Missile e Gaseous ou Gaseous e Missile. O Missile, o players tem que combinar um ponto e juntar para dividir o dano, já o Gaseous os players devem se separar (2:00). Para fazer a mecânica de forma organizada e mais facilmente tem várias maneiras de identificar se tem que juntar ou separar, a que utilizo é a seguinte:

O Missile é marcação vermelha na cabeça do player, o Gaseous não tem marcação.

Eu faço da seguinte forma: assim que a Kaliya atirar, se tiver algum player marcado com uma linha vermelha vindo do teto da sala, juntem todos no local combinado para dividir o dano e logo depois se espalhem. Se assim que ela atirar, não tiver ninguém marcado de vermelho, então fiquem separados, recebam o dano e juntem-se na sequência.

Tem uma segunda forma, mas que o jeito de ver as cores é invertido, é prestando atenção na cabeça do boss. Se ele atirar vermelho, é para separar, quando atirar azul, é para juntar. É exatamente o oposto da de cima. Uma você se guia pelo player, outra pelo boss. 

Obs: É aconselhável os players se juntarem nas costas do boss para o Missile, e para o Gaseous você fiquem no ponto de costume da luta, só combinem quem da dupla vai afastar um pouco para não receberem duplo dano. E, lembrando, os tankers não fazem nenhuma dessas duas mecânicas.

Aos 60% a Kaliya vai andar para o centro da sala e inciará a segunda fase. Não fiquem na área central. E se caso, ela estiver no meio do cast dos três Nerve Gas, ou do Missile / Gaseous, ela não vai parar, então realizem primeiro a mecânica, para depois se posicionarem para a segunda fase.


FASE 2 - ADDs - Começa aos 60% do HP do Boss - ela ficará invulnerável (dos 03:30 - 06:10)

O boss ficará invulnerável no centro da sala e umas orbe verdes aparecerão para protegê-lo, a partir daqui, o foco é no adds que apareceram na arena. O grupo será dividido da seguinte maneira:



Notem que no piso tem uns desenhos vermelhos que parecem o Mickey, vocês podem usá-lo como referência para manter a distância um add do outro. Movimentem-se conforme o ovo movimentar, na mesma velocidade.

Costumamos deixar um dos healers com os dps melee na esfera, curando o grupo e outro entre a esfera e o cubo para curar os dois tankers.

É necessário 1 tanker na esfera (costumamos usar o WAR) e todos dps de dano físico ficam batendo nela, e no cubo, fica o outro tanker e um caster. Caso o teu grupo tenha 2 casters, um deverá ficar com o grupo de dano físico, mas o dps na esfera será bem reduzido.

Prestem atenção no HP da esfera e do cubo, os dois devem morrer ao mesmo tempo, assim que isso acontecer, juntem todos no ovo e o matem o mais rápido possível antes da Kaliya sair da invulnerabilidade. O heavy pode ser usado para diminuir a velocidade do ovo.

  • Os ataques:
Cubo
Void Zone
Lança um círculo negro no chão que dá slow se passar em cima. Muito cuidado com os auto ataques do cubo, todos são cleaves frontais.

Esfera
Repelling Cannons
A esfera se abre e solta a skill, deverão ter várias pessoas próximas uma da outra para dividir o dano, ou morrerão. Os auto ataques da esfera também são todos cleaves frontais.

Ovo
Forked Lightining
É bem parecido com o raio do T9, ele vai selecionar um player random e soltar um debuff de raio nessa pessoa, esse player deve sair de perto dos outros até o raio estourar, ou os demais receberão um dano alto + paralize.

Os três adds ao redor da Kaliya
Beam Attack
Eles não podem ser atacados, mas durante a Fase 2 selecionam um player e manda uma área retangular em sua direção. É só sair da área para não receber o ataque. Esses orbes também explodirão no final da fase dois, procurem não ficar em cima da AOE.


Quando o Ovo morrer, os players terão um curto tempo para se posicionarem, fiquem próximos do SCH para ele poder usar o cooldowns de defesa em todos. A Kalia começará a castar o Nerve Cloud, o WHM deve deixar todos topados e o SCH usará Covenant para o grupo + Sacred Soil + Virus no boss caso não tenha um SMN para fazer isso para você, se teu grupo não tiver uma gear muito boa, é aconselhável também usar o Illumination + Succor para melhorar a proteção. Quando o Ovo estiver faltando pouco para morrer, você pode começar a usar os buffs da fada para ter tempo suficiente de castar tudo. Essa rotação de buffs será usada SEMPRE em todo Nerve Cloud.

Durante esse cast do Nerve Cloud, os tankers voltam para a posição inicial, para puxar novamente o boss.


FASE 3 -  Retorno - 60% do HP do Boss (06:10 - final)

A fase 3 é bem parecida com a 1, só que com alguns ataques novos. Os tankers estarão na posição inicial, e todos os outros players fiquem na marcação B até o tethers aparecerem.

  • As mecânicas dessa fase:
Tether

É a mecânica mais chatinha dessa fase porque você tem que conciliá-la com as outras e tudo tem que ser feito no tempo perfeito. O boss vai de cara no começo da fase 3 castar Nanospore Jet e marcar duas duplas com dois tipos de linhas diferentes. Aqui vocês vão utilizar as marcações na sala, todos os players (exceto tankers) que estão no B deêm uma afastadinha mínima só para ver se vocês estão presos por uma linha. 

Situação 1 - Se os tankers estiverem marcados (quando um tanker é marcado, o outro é sempre marcado junto, eles nunca se separam), avisem ao grupo que tem linha em vocês, acontecendo isso, ninguém precisa ( nem deve) se mexer do ponto B, pois a outra dupla ligada estará ali (07:23). 



Situação 2 - Caso, os tankers não estejam marcados, vocês podem combinar o seguinte: quem tem linha branca/azul vai pro ponto azul (o ponto C), quem tem linha vermelha /verde vai pro ponto vermelho (ponto A), os outros dois sem linha ficam no ponto B (06:28).



Lembrando que as demais mecânicas acontecerão ao mesmo tempo, pois as linhas ficam nos players até o próximo Nanospore Jet. 

A dupla marcada deve combinar quem vai separar um pouco um do outro na hora do Gaseous, não precisa muita distância, a área da explosão é pequena. E, se um dos players for marcado pelo Missile (a linha vermelha que tem que dividir dano) os players que estão no ponto B devem correr para ajudar uma das duas duplas marcadas, se a marca for em quem não tem o tether, é só se jogar também no meio de uma das duas duplas. Geralmente, 3 players são suficientes para dividir o dano.

Outra mecânica da fase 1 que acontece junto com a linha, é o Nerve Gas. As duplas marcadas devem andar juntinhas para desviar das áreas, e não podem encontrar a outra dupla, por isso fica um do lado contrário da outra, o segredo aqui é também combinar. A primeira área (SOMENTE A PRIMEIRA) do Nerve Gas tem um ângulo fechado, fácil de fugir, mas que pode enganar, pois se cada um da dupla correr para um lado diferente, vão morrer. Então, caso sua dupla seja a marcada pela primeira área do Nerve Gas, combinem antecipadamente se vocês fugirão correndo para direita ou esquerda. As demais áreas é só fugirem para a que terá mais facilidade.

Missiles / Gaseous Bomb
Mesma mecânica da Fase 1, só que agora será realizada juntamente com o Tether. Como citei acima, combinem quem vai afastar dos que estão marcados para não levaram a bomba um do outro no Gaseous, e para  o Missile, quem estiver sem marcação de linha no B que deve ajudar as outras duplas, ou se proteger jogando nelas. 





Nerve Gas

Como citado na mecânica do Tether o Nerve Gas acontece ao mesmo tempo, então não esqueçam de combinar para que lado fugir caso sua dupla seja a primeira a ser marcada, e também é importante lembrar que se em algum momento você tenha que fugir para a direção dos tankers, voltem para seu lugar assim que a área do Gas estiver apagando ou vocês tomarão algum cleave da Kaliya, e se uma das pessoas marcadas pelo Tether morrer, o par morre junto (6:50).




Secondary Head

Mesma coisa da Fase 1. Para ajudar a lembrar do tempo do Nerve Cloud, principalmente para o SCH, uma das maneiras é gravar que no segundo secondary head, na sequência vem Nerve Cloud, coincide também com o tempo de cooldown do Covenant. Então, assim que você protegeu o OT da secondary, pode começar a soltar o cooldown da fada, sacred, etc igual você fez no final da fase 2. Nunca esquecer do Virus.

Nerve Cloud

É o desfecho de uma rotação do boss, logo depois de cada Nerve Cloud, vem um novo Tether, após 2 nerve cloud na fase 3, vocês terão mais alguns segundinhos e estarão de cara com o enrage desse turn.


  • Rotação dos ataques do boss na fase 3:
- Nerve Cloud;
- Tether (linha);
- Gaseous/Missile OU Nerve Gas;
Gaseous/Missile OU Nerve Gas (depende o que ela usou anteriormente, nunca repete);
- Secondary Head;

- Tether (linha);
- Gaseous/Missile OU Nerve Gas;
Gaseous/Missile OU Nerve Gas (depende o que ela usou anteriormente, nunca repete);
- Secondary Head.

(começa a repetir tudo de novo)


Esse é o T11, uma luta mais fácil de aprender na minha opinião do que o T10 ou todas as outras, é mais costume mesmo. 

Espero que os ajudem, dúvidas, sugestões, correções, podem deixar nos comentários!

Boa Run!


Você talvez goste dessas postagens:

0 comentários