Final Coil of Bahamuth T12

14:48

Pessoal, lembrando que agora vocês podem acompanhar os updates do Blog pela página do Facebook, é só dar um Curtir lá:

https://www.facebook.com/gamergirlgb




Chegamos no tutorial do bom velhinho!

Finalmente você conseguiu encontrar quem você procurou a coil inteira, e adivinha? Ele será eu oponente em forma de Phoenix!

Quem não acompanha a história do jogo e principalmente da coil, recomendo dar um pulo lá no quarto do hotel e ver essa linha de história porque é sensacional.

Mais uma vez utilizarei um vídeo antigo, de uma das primeiras clears, para vocês poderem ver a luta quando se tem ainda alguma dificuldade.

Lembrando:
MT = Main Tank
OT = Off Tank


VÍDEO COMPLETO DA LUTA:
(utilizado no tutorial escrito)

Clique aqui para acessar o vídeo no Youtube - BLM POV T12



O enrage dessa luta é soft, e acontece aos 13 minutos.


  • Organização e posicionamento:
Para essa primeira fase, será necessário bastante organização dos players, principalmente entre os tankers, pois essa luta troca sempre de agro e os adds devem morrer um distante do outro, ou quando renascerem serão buffados. Então vamos organizar os seguintes pontos:

1 - O tanker que começar com a Phoenix, deixe em algum atalho os números para marcação: 1 e 3 (usará na fase 3 da luta);

2 - O off tanker (o que começa tankando o primeiro Bennu), separe em seu atalho os números para marcação: 2, 4 e 5 (usará na fase 3 da luta);

3 - Também para os tankers: os adds, pequenos pássaros chamados Bennu, aparecerão na fase 1 e 2 e, o grupo precisa de dps suficiente para que até o final da fase 2, apareçam no máximo um total de cinco Bennus. Eles nascerão sempre no centro da sala, um por vez. Então, quem estiver de OT já sabe onde deve ficar para agrar o add antes que ele ataque outro player. Tendo isso em mente, vamos organizar os Bennus da seguinte maneira:


4 - Posicionamento dos players para a Fase 1 da luta durante o Blackfire:


5 - Designem os dois players responsáveis pelo Brand of Purgatory na fase 2, não precisam ficar marcados, é só saber quem ficará de olho nessa mecânica, na última fase, quem cuidará dela serão os tankers;

6 - Combinem também para a última fase, quais os quatro players (ou três dependendo da gear do grupo, explicarei com quatro) que ficarão responsáveis em pegar o debuff da Fountain of Fire, também não precisa marcar, é só combinar quem será o primeiro a entrar, o segundo, terceiro e quarto. Mais adiante explicarei detalhadamente como funciona.

Tendo esses pontos em mente, vamos para a luta.



FASE 1 - Até os 80% do HP do Boss (até 01:48)

  • As mecânicas dessa fase:
Revelation

Um ataque de dano muito alto no MT, é preciso o uso de algum cooldown nesse momento e tudo mais que mitigue o dano recebido. Após o ataque o MT receberá um debuff e não poderá tankar no próximo Revelation, ou irá morrer, então, logo após o Whitefire os tankers trocam de agro (0:16).





Bennu

Bennus são pássaros que renascerão na fase 3 da luta. Ele deve ser agrado rapidamente (nasce de um por um) pelo OT e levado para o ponto onde morrerá. Lembrando que tudo isso deve acontecer rapidamente ou se não a Phoenix receberá buff. O tanker que não estiver com o boss, pegará o Bennu, ele vai aparecer um tempo depois do Whitefire, junto com o próximo Revelation, é bom que os healers combinem quem vai curar qual tanker. Os Bennus aparecem na fase 1 e 2 da luta. Ver o tópico 3 da organização para mais detalhes.



Blackfire

O Blackfire acontece na sequência em que se mata o Bennu, ou seja, assim que matá-lo corra para o ponto combinado. A Phoenix vai fazer o cast da skill e logo depois aparecerá uma fumaça negra no pé de 1 healer, do OT e de 1 dps. Esse Blackfire deve estar distante um do outro, mas no range certo para que um caster do grupo possa bater no boss e em todos eles ao mesmo tempo com suas AOE's. Um ponto importante aqui, é sair rapidamente de cima do Blackfire assim que ele aparece em seu pé, se não todo o grupo receberá um debuff de vulnerabilidade. Uma dica é assim que a Phoenix castar, espere ela explodir no ar (ela ficará vermelha) e assim que descer para a posição normal, você sai. Não se movimente logo após o final do cast, porque ela demora um tempinho ainda para soltar a skill, se você sair muito cedo, pode deixar o Blackfire longe da Phoenix e dará mais trabalho para quebrá-lo depois. Para quebrar esse ataque, precisaremos esperar o boss usar um outro, que explicarei logo abaixo (00:31).





Whitefire

Ele aparece logo depois do Blackfire e assim como o mesmo, marcará um dps, o off tanker e um healer (surgirá uma marca branca na cabeça do player com uns cristais envolta do char). A pessoa marcada deve colocar a área do Whitefire acima da área do Blackfire para diminuir o HP dele pela metade, ficando mais fácil de destruí-lo. Quem estiver dentro da área do Whitefire, vai levar um dano pesadinho, então, quem não for marcado, se possível não fique dentro - mas não é nada muito preocupante se não puder sair -  e muito cuidado para não entrarem em 2 áreas de Whitefire - aqui sim você vai morrer - na verdade só é preciso colocar uma pontinha da área do Whitefire em cima do Blackfire e muito cuidado para não passar em cima do blackfire enquanto faz isso (0:39).





  • Rotação das skills na fase 1:
- Puxa o boss para o centro da sala;
- Bennu;
- Revelation;
- Blackfire e Whitefire na sequência;
- Bennu;
- Revelation;
- Blackfire e Whitefire na sequência...


O ideal é que mude de fase nesse ponto ou antes, com 2 bennus na fase 1.


FASE 2 - Até os 52% do HP do Boss (01:50 - 04:37)

  • Organização e posicionamento:
Aqui o posicionamento muda um pouquinho e os ataques da Phoenix também, as mecânicas que continuarão são os Bennus e o Revelation, o indicado é ter no máximo três Bennus nessa fase, para termos um total de 5 Bennus (no máximo).

Precisaremos também de um player para fazer a mecânica do Redfire, em todos grupos que vi, sempre são o BRDs pois eles tem melhor mobilidade.


  • As mecânicas dessa fase:
Brand of Purgatory

A primeira marcação do Brand tanto nessa fase quanto na quarta é aleatório, ela vai usá-lo em alguém do grupo e aqui vocês terão duas opções: assim que o player receber o debuff se não for um da dupla combinada, vocês vão lá e já passam para quem vai fazer a mecânica, ou podem fazer como fazemos, deixa o primeiro debuff com quem o recebeu e quando a Phoenix começar a castar o Flames of Unforgiveness um dos responsáveis retira o debuff do outro player. 
A Phoenix usará o ataque do Flames sempre em quem estava com o Brand no momento em que ela começou a castar esse ataque, o que acontece aqui é que o Flames já tem um ataque muito alto e quem está com o Brand recebe o dobro do dano, ou seja, se o debuff não for trocado a tempo, a pessoa morrerá, e outro detalhe é que a troca do debuff também causa dano, a dupla que  o trocará  devem  fazer isso rapidamente, apareceu o cast do Flames já troca e os healers tem que ser rápidos para encher o hp da pessoa que estava com o Brand, porque ele que vai receber o dano do Flames.

Uma dica nesse momento é combinar entre a dupla quem vai andar para pegar ou passar o Brand, pois se os dois movimentarem ao mesmo tempo, correm o risco de não conseguirem passar o debuff. Os demais players, cuidado com a área em que a dupla está para não passarem perto (1:50 - 02:17).




Flames of Unforgiveness

Como dito acima é a combinação fatal do Brand, quem levar o Flames, se ainda estiver com Brand é adeus. Muito importante ressaltar novamente que a dupla que vai fazer a troca de debuff deve estar com o HP cheio antes de trocar e quem vai receber o Flames deve estar com o HP cheio antes do ataque do mesmo.



Bluefire

O Bluefire é uma marcação que um player receberá na segunda fase da luta, parecido com uma flor e isso significa que uma área grande de gelo se formará em seus pés e assim que ela explodir vai aplicar um debuff de heavy mais o dano em quem estiver em cima dela. O player marcado tem tempo de uns 3 segundos para sair de cima assim que o círculo grande aparecer em seus pés. Depois de algum tempo ficará uma pequena poça de gelo no chão, ela é necessária para a próxima mecânica que explicarei abaixo e somente uma pessoa do grupo ficará responsável por ela. É bom combinarem onde deixarão o Bluefire para que ninguém passe em cima da área ao não ser o jogador que vai fazer a mecânica do Redfire, no caso do nosso grupo, nós tentamos deixá-lo sempre próximo a uma das marcações na sala - ponto A, B ou C - (01:57 - 2:07).





Redfire

Alguém do grupo será marcado com uma linha de fogo e uma bolinha na ponta, o player escolhido para a mecânica deverá passar rapidamente em cima da pocinha de gelo do Bluefire e interceptar o Redfire antes que ele encontre com o player marcado. Se alguém que não está com a imunidade do Bluefire encostar no Redfire, quando a bola de fogo explodir todos receberão um dano AOE mais DOT, hoje dependendo da gear as vezes os healers conseguem segurar o grupo, mas é praticamente wipe errando a mecânica (03:00).



OBS: A pessoa que vai pegar o debuff do Bluefire não pode se aproximar muito da Phoenix, ou ela retirará o debuff antes de você interceptar o Redfire.


  • Rotação das skills na fase 2:
- Brand of Purgatory;
- Bluefire;
- Bennu;
- Flames of Unforgiveness;
- Redfire;
- Revelation;
- Bluefire;
- Flames of Unforgiveness;
- Redfire;
- Bluefire e Bennu;
- Flames of Unforgiveness;
- Redfire;
- Revelation;
- Bluefire;
- Flames of Unforgiveness;
- Redfire;
- Bennu;
- Bluefire;
- Flames of Unforgiveness.

É importante que na fase 2 tenham no máximo três Bennus, totalizando cinco. Cuidado com a Phoenix aos 52% quando ela ficará invulnerável, ela vai para o Norte da sala e cria uma barreira, se estiver algum player ali, irá morrer.


FASE 3 - Adds (04:37 - 07:36)

Essa é considerada a pior fase da luta, o grupo precisa estar todo sincronizado, o dps alto, healers com cooldowns certinhos e é aconselhável que se você for SCH como eu e gosta muito da Selene, usar a EOS nesse momento da luta no modo manual (claro).


  • Organização e posicionamento:
O grupo tem que ter em mente o seguinte: só pode morrer um bennu pequeno por vez pois ele renascerá grande e quando isso acontece, aparecerá uma área envolta do corpinho no chão e essa área se tiver outro pássaro próximo irá buffar o Bennu e a Phoenix (isso só para os pequenos, quando o grande morre, não é necessário se mover, pois ele não irá renascer mais).


Os Bennus pequenos renascerão quando a Phoenix usar o ataque Flames of Rebirth, eles estarão maiores, ou seja, a quantidade de bennus que vocês mataram na fase 1 e 2 serão o dobro aqui na fase 3, portanto quanto mais rápido se passa a fase 1 e 2 menos trabalho na fase 3.

1 . A organização nós fazemos da seguinte maneira, primeiramente, os tankers usarão as marcações de números nos bennus que estão com agro neles, como expliquei lá no começo do tutorial, então, um tanker marcará bennu 1 e 3 e o outro tanker marcará 2,4 e 5;

2 . Nosso BLM é responsável por descer o hp de todos os bennus pequenos atacando em área, podendo usar até mesmo o LB2 se tiver. O importante é só descer o hp dos bennus, não matar, mas deixar bem baixa a vida dos pequenos (lembrando aqui que a prioridade é matar o Bennu grande, então, as AOEs devem partir desse bennu grande que receberá burn do grupo);

3. Nós designamos um player para finalizar o Bennu de acordo com a sequência (menos o Bennu 1 que todo mundo bate para matar bem rápido), esse player ele mata o Bennu conforme a numeração, e avisa para o grupo quando todos devem se mover para o outro ponto;

4. O Bennu pequeno que morreu renascerá grande, é preferível e aconselhável que não deixem acumular Bennus grandes pois eles batem muito mais e o HP é mais difícil de descer. Então, assim que um bennu renascer grande, foquem todo o dps nele e assim que ele estiver morrendo, matem o próximo bennu pequeno;

5. Para os healers aconselho combinarem quem vai curar qual tanker e os dois terão que cuidar do hp de todo o grupo, o SCH precisa usar o succor antes de todo Rebirth e controlar os cooldowns da fada, use sempre o rose + regen quando possível mas guarde os outros cds da fada para os últimos stacks, usando um por vez;

6. O tanker que pegará o agro dos Bennus grandes é aquele que começou tankando o menor número de Bennu.

Essa é só uma ideia de como fazer essa terceira parte, é como nós fazemos, o máximo de stack que a Phoenix deve acumular nessa etapa são 13, mais que isso vocês provavelmente morrerão no rebirth ou o darão de cara com o enrage.

  • As mecânicas dessa fase:
Flames of Rebirth

É um ataque AOE que aumenta sua potência conforme a Phoenix ganha stack (ela ganha 1 stack por rebirth e por algo feito errado) e além de tudo, revive o bennu pequeno que vocês mataram. É importante não matar o bennu pequeno muito em cima do tempo do Rebirth se não ele vai renascer em cima dos outros bennus, não terá tempo para que os tankers puxem tudo, todos serão buffados e a Phoenix também. Uma pessoa morta na arena no momento do Rebirth também dá stack para o boss.

Bennu

É tudo aquilo que disse acima desde o começo do post, eles vão renascer para a fase 3 da luta e por isso vocês os mataram separados na fase 1 e 2, se estiverem muito perto um do outro no momento do renascimento eles se buffam e buffam a Phoenix.


FASE 4 - 52% até final da luta (07:36 - 13:13)


  • Organização e posicionamento:
Para essa última fase, vocês podem retirar as marcações da arena se preferirem, para deixar mais limpo e mais fácil de visualizar as marcações, as quatro pessoas que combinaram em entrar no Fountain of Fire farão isso aqui nessa fase.

Se o grupo está com problema de dps a Phoenix pode ser tankada próxima a fonte, assim o OT pode ajudar a bater enquanto está pegando os stacks, mas o importante é sempre que possível tanká-la no norte, onde ela estará no começo dessa fase.

Outro conselho é não ficarem todos em cima da fonte, ao não ser que você é o próximo a entrar, se não os pássaros que dão uns rasantes durante a luta podem complicar a vida de quem está lá dentro.

Lembrando que agora, assim como na Fase 2, teremos o Brand of Purgatory e quem vai realizar a mecânica são os tankers, então, principalmente os melees, muito cuidado para não encostarem neles.

NOTA PARA OS TANKERS: o agro do boss pode ser trocado sempre que vocês trocarem o Brand, para não ter erro façam assim: o MT fica parado, o OT vai para a posição em que o MT está puxando o agro (com um provoke) e ao mesmo tempo o debuff será trocado, e o MT assim que notar que o debuff trocou, vá para a posição inicial do OT. Lembrando que vocês fazem essa troca quando a Phoenix estiver castando o Flames of Unforgiveness.

  • As mecânicas dessa fase:
Fountain of Fire

Serão duas fontes por rodada da fase 4, eu conto como rodada porque em um momento da luta o boss ficará invulnerável e o grupo tem que desviar de um monte de ataques pela arena, aparecerão umas poças de fogo igual do Ifrit, então, antes disso acontecer serão 2 fountain of fire. A fonte dará stack para a Phoenix se for linkada, para isso não acontecer, um player tem que ser ligado a fonte antes, mas a cada stack, o HP de quem está dentro é drenado. Para isso, aqueles quatro players que combinaram no começo da luta, farão o seguinte: primeiro entra o OT, pega 3 stacks, na sequência (quando digo sequência é o amiguinho pisou fora, você que é o próximo já está dentro) o segundo player pega 2 stacks, o terceiro player pega mais 2 stacks e um quarto player pega 1 stack, nisso a fonte secará.

ATENÇÃO HEALERS: a cura aqui é bem chatinha, vocês terão que cuidar do tanker que estará lá com a Phoenix, trocando debuff, recebendo galinha na cara, revelation e terão que também curar a pessoa dentro da fonte que além do dano da fonte pode também receber o ataque dos pássaros e não tem como fugir se o pássaro está ligado a ele. Aconselho continuarem cada healer cuidando de um tanker, o SCH muita atenção para usar adloquium na pessoa que vai para a fonte e sempre que possível, principalmente o healer que seu tanker tiver de OT no momento, preste mais atenção em quem está na fonte, regen sempre que possível WHM.



Scorched Pinion- "as galinhadas"

Tem dois ataques diferentes de pássaros, um que parece um landslide, que marca a área no chão, esse qualquer um desvia, é só sair de cima mesmo, e tem um outro que marca o player com uma linha de fogo, ele geralmente é o que causa o wipe nessa fase. A pessoa com a linha não tem como fugir do ataque do pássaro, aqui a atenção de quem está na fonte e marcado com a linha, esse player não pode sair da fonte, então ele tomará dois danos.

Outra coisa que os players devem observar é para nunca mirar a sua linha na direção de quem está na fonte, lembrando que mesmo que você esteja marcado só até a metade da arena por exemplo, o pássaro atravessará a sala toda. Até quem não está marcado, preste muita atenção na direção dos pássaros dos outros players.




Brand of Purgatory / Flames of Unforgiveness

Mesma mecânica da fase 2, aqui, assim que começar a Fase 4, a Phoenix vai usar esse debuff em algum player, o OT fica no meio da sala e quem receber o debuff, leve até ele, os demais se afastem do centro (07:45 - 07:54). Após isso, o OT já pode entrar na Fountain (os outros players tomem cuidado para não encostarem no OT) .

Revelation

Mesma coisa das outras fases, só que com um intervalo diferente para o ataque.



  • Rotação das skills na fase 4:
- Brand of Purgatory;
- Fountain of fire;
- Revelation;
- Flames of Unforgiveness (troca de agro do boss entre os tankers e do debuff);
- Flames of Rebirth;
- Fountain of fire;
- Revelation;
- Flames of Unforgiveness (troca de agro do boss entre os tankers e do debuff);
- Flames of Rebirth;
- Boss ficará invulnerável e aparecerão vários ataques para desviarem, cuidado com os tankers que estarão com o Brand.

Repete tudo de novo.

E esse é o turn 12 da coil, vale a pena acompanhar a história no final, muito boa!

Até o próximo tutorial do FFXIV, turn 13!



Você talvez goste dessas postagens:

0 comentários