Equipamento PVE e guia de Dungeons - RG e BRNM

14:14

Oi povo!

Muitas pessoas me perguntaram com o que se equipar para fazer o próximo conteúdo do jogo que sairá na próxima semana (24/02/2015).

Estou por fora do PVP, então falarei sobre o PVE.


Primeiramente falarei sobre os equipamentos, um set bom e o  suficiente para fazer o próximo conteúdo é o Ambit, nele você terá as partes:

- Peito;
- Luva;
- Bota;
- Cinto;
- Arma.

Essas partes podem ser adquiridas de duas maneiras:

- Na dungeon Bathysmal Rise Normal Mode (party 5 man) mais abaixo explicarei sobre as dungeons;

- Com uns tokens que dropam nas dungeons, chamado Ambition Token.












Basta clicar no Token e selecionar o item que você precisa de acordo com a classe com que joga, será necessário um determinado número de Tokens para cada parte, então o conselho que posso dar é pegar a arma primeiro, já que o drop dela é bem difícil e ao mesmo tempo ir fazendo a dg para se equipar, o que faltar, você vai pegando de Token.

OBS: o cinto não tem no Token, é só drop de dungeon.


Então até aqui, tudo bem, mas e os acessórios o que faço?

Para os acessórios vocês terão várias possibilidades, que depende de sua classe e de sua intenção de build para saber o que vai pegar. As opções são:

- Acessórios PVE de Ravenous Gorge (dungeon 3 man) e de Bathysmal Rise Normal Mode (dungeon 5 man) lembrando que, não tem como você usar dois acessórios iguais, então se você for montar acessórios só de PVE terá que pegar 1 brinco da Ravenous, outro da Bathysmal, o mesmo com o anel, o colar o drop é só na Ravenous. Os itens da Ravenous tem a cor da pedra azul e os da Bathysmal vermelho;

- Acessórios PVP também são usados em build PVE e é a melhor opção para os DPS, mesclar PVE e PVP. O brinco e anel tem o drop na Vault 5 man ou na solo (muito raro dropar os acessórios melhores na solo, que tem a cor da pedra vermelha) na vault os brincos e anéis também tem a cor da pedra azul ou vermelho, sendo os vermelhos melhores mas também mais difíceis de dropar;

- Sobre os colares: a melhor opção de colar é o da Ravenous Gorge, mas tem o drop bem chatinho, caso você não consiga e nem tenha paciência para ficar indo na Ravenous tantas vezes, podem tentar pegar o colar de PVP que custa 40 mil pontos de PVP;

- O broche: você é uma pessoa falida, sem gold e nem esperança, gastou tudo enchantando seus itens e ainda tem algum que não vai +12, tudo bem...o broche também tem drop na dungeon 5 man (não tão bom quanto o craftado) e é um ótimo broche quebra galho, lembrando que esses itens tem um buff especial que para usá-lo basta arrastar o broche para uma tecla de atalho sua depois de equipado, aparecerá um ícone igual ao do equipe e ao clicar você utilizará o buff com efeito descrito na peça;

- A cueca: bom, aqui é complicado, ou você tem muita sorte juntando 80 Goldfinger Token nas vaults e tirando uma cueca azul que você usa (ou uma que custe caro para vender e comprar a sua), ou terá que desembolsar uma graninha na cueca. Se a coisa está muito feia para seu lado, compre a verde mesmo para quebrar o galho até poder investir em uma melhor.


Clicando aqui vocês verão o link do Tera Today com a lista dos acessórios que mencionei acima, tanto PVE (primeira tabela) quanto PVP (segunda tabela).

Lembrete: Os acessórios possuem bônus por quantidade de peça que você usa, então deem uma estudada no que é mais importante para sua classe, para você decidir se vai mesclar PVE e PVP ou se acha melhor pegar de um tipo só.


Uma breve explicação sobre as dungeons onde dropam os equipes e seus bosses:


  • Ravenous Gorge

A Ravenous é uma dungeon 3 man, e tem 3 bosses. Eles são um pouco demorados de matar e batem bastante pois estão em level mais alto do que os dos patches anteriores que estávamos acostumados. Mas, no geral, com atenção é uma dg muito fácil de ser feita.

Nota geral sobre a dungeon:

- Se tiver healer no grupo, ele pode tirar um shield que tem EM TODO BOSS, isso ajuda muito para matar mais rápido (se for priest use plague se for mystic Regression);

- No primeiro e segundo boss aparecerão duas flores durante a luta, diversas vezes, a de cor rosa recupera HP a de cor azul aumenta o power do grupo;

- Também no primeiro e segundo boss aparecerá um pássaro fantasma que vai escolher aleatoriamente um membro do grupo e voar para cima dele assim que o olho brilhar vermelho, fujam do ataque ficando muito longe ou esquivando. Se receber o dano, dependendo da gear morrerá ou se não receberá um debuff e não poderá ser curado por um tempo. No primeiro boss ele só mergulha no player, no segundo ele mergulha e solta uma AOE na sequência.


- Primeiro boss - Ardentmaw

Esse boss, um gorila gigante tem algumas mecânicas especiais diferentes, são elas:

1. Notem que haverão três coisas na sala (assim que começarem a luta, três macaquinhos estarão na sala e cada um deles correrá para frente de um desses "objetos"): um monte de flores juntas, de cor roxa, um animal morto (que parece mais uma pedra) e bananeiras. Em um momento na luta, o gorila vai para o centro da sala e aparecerá uma frase com uma dessas palavras: Banana Tree, Herbs ou Sacrifice. O que ele disser, você tem que correr até esse objeto e quebrá - lo antes que o gorila o absorva. Banana Tree = bananeiras / Herbs = as flores roxas / Sacrifice = o bicho morto (0:58 do vídeo).

2. Se o dps não for muito alto, ele irá chamar os amiguinhos e sumirá. Serão três levas de macaquinhos, em cada leva você precisa matar três macaquinhos, aqui não tem como o healer curar e se você matar o bicho errado levará dano, se demorar matar também. Os maquinhos certos são os que aparecerem um balão dizendo algo acima da cabeça.

Essas são as duas mecânicas principais desse boss, restante é bater e fugir de marcações.




- Segundo boss - Forengula

Ele machuca, bastante, tomem muito cuidado ao ele andar para cima de vocês e com os ataques, principalmente quando não tem tanker no grupo. Fiquem também espertos com o pássaro fantasma que aparecerá durante a luta. Principais mecânicas:

1. "Rocks rise from the ground Take cover!". Alguém será marcado de roxo no pé (second agro) e aparecerão muros na sala (umas rochas), quando isso acontecer se você for o marcado corra rapidamente para trás de uma dessas pedras, o boss irá correr em sua direção para dar uma cabeçada, serão três tentativas, ele tem que acertar a pedra em uma delas e quebrá-la. NUNCA VÁ PARA PERTO DO BOSS até ele quebrar a pedra e cair no chão, caso ele não quebre nas três tentativas, ficará invulnerável mergulhando na terra e passeando pela sala (0:28 do vídeo);

2. Adds: durante a luta ficarão nascendo umas plantinhas pela sala, a argola laranja no pé delas te empurra, então, procurem sempre matar as plantas que nascerem próximas ao grupo, pois a área do empurrão fica cada vez maior e o boss não pode ser tankado próximo as extremidades da sala ou ele ficará se enterrando, deve sempre ficar em direção ao meio.





- Terceiro boss - Nimistrix

Aqui vocês terão três cristais que quando quebrados, aparecerão NPC's para ajudar na luta, da esquerda para a direita, o primeiro é um Healer, o segundo é um Tanker e o terceiro um DPS. Só poderão escolher dois. Um NPC popori logo na entrada diz que se você não quebrar os cristais, o drop é melhor, eu já fiz essa dungeon mais de 300 vezes com e sem cristal e não vi diferença no drop, na verdade os melhores loots vieram com a ajuda dos NPC's durante a batalha, então fica a critério de vocês.

Cuidado com todos os ataques frontais desse boss, desvie deles, principalmente quando ele bate as asas em sua direção e quando dá bicada.

1. "Nimistrix absorves nature's energy" quando vocês verem essa frase, significa que o boss vai tentar se buffar, aparecerá um ícone azul clarinho, meio esverdeado nos buffs dele, quando isso acontecer, ele deverá receber stun ou sleep (0:28 do vídeo);

2. "Nimistrix cries out!" essa mensagem é o aviso de que ele ficará invulnerável e um ovo gigante aparecerá no canto da sala, destruam o mais rápido possível esse ovo, ou aparecerão filhotinhos do pássaro (0:55 do vídeo);

3. "Nimistrix dives" aqui a última palavra da frase será o nome do player em quem ele vai dar um rasante. Para desviar basta esperar o olho dele brilhar vermelho e esquivar ou simplesmente correr para muito longe quando ele te marcar (1:54 do vídeo);

4. "Nimistrix calls a storm" ele ficará invulnerável no centro da sala e aparecerão pequenos círculos pela arena em locais aleatórios, basta entrar em um deles e esperar a tempestade passar (02:58 do vídeo).





  • Bathysmal Rise Normal Mode
A Bathysmal normal mode é uma DG 5 man, que requer mais atenção nos bosses devido as suas mecânicas e dano alto nos players. Mas, quando se acostuma com as lutas, também não é uma dungeon difícil de se fazer. Ela é um pouco mais complicada que a Ravenous, mas também tem um drop melhor de itens. Aqui vocês terão drop do set Ambit e de jóias PVE vermelhas, além do cinto e broche.

- Primeiro boss - Mephisis

Essa tartaruga gigante é o primeiro dos três bosses da dungeon, listarei abaixo seus ataques principais, lembrando que os demais ataques que eu não citar é porque consiste em sair de cima da área que ele marcar em você, mecânica simples que estamos todos já acostumados a ver no Tera.

1. Notem que haverá na sala duas cavernas fechadas com uma pilha de pedras, aqui no normal mode, a tartaruga abrirá essa caverna, todos receberão um debuff que dá um dano muito alto, o healer vai ter que dar dispel em todos do grupo e alguém terá que fechar essas pedras espalhadas clicando em uma pocinha verde dentro da caverna que abriu. As frases que avisam quando a caverna vai abrir são: "The air's too fresh. Let's fix that!" (01:31 do vídeo) e "The rocks scatter again" (2:40 do vídeo). Todos os players junto com o debuff ficarão com a tela balançando, como se estivesse tonto, para tirar esse efeito, basta pular;

2. "It's kamaras all the way down!" quando essa frase aparecer como uma fala no boss, os players precisam derrubá-lo, ou ficarão aparecendo diversas tartaruguinhas (02:21);

3. Shield: ela se esconde no casco e uma barreira aparecerá envolta, para quebrá-lo basta bater no boss até destruí-lo (03:14);

4. Não é sempre que acontece esse ataque, principalmente quando o dps está muito alto, ele não aparece, a tartaruga se esconde no casco e começa a tremer, quando isso acontecer, afasta-se dela pois ela irá começar a girar e o dano é muito alto.


- Segundo boss - Tantibus
Esse boss é um terror para os tankers, porque ele se mexe muito e bate bastante no tanker também que tem que se acostumar nos momentos de block. Não possui muitas mecânicas, mas devido ser tão "ligado nos 220" ele bate bastante. Ele deverá ser puxado para algum canto da sala, pois a piscina no centro é usada em uma mecânica e deve ficar livre.

Os tankers terão que ficar se movimentando tirando o peixe do local quando estiver com muita poça.

1. Poça de meleca - o peixe marcará alguém com aggro secundário (marca roxa no pé) e irá soltar nessa pessoa uma meleca que vai aplicar um debuff que consome a mana muito rápido, para retirá-lo basta nadar na piscina que tem no meio da sala. Também há uma maneira de esquivar, quando acostumar com a movimentação dele na hora desse ataque, você pode tentar usar iframe, é importante que se você for o marcado, se afastar dos demais do grupo para não deixar o debuff no pé deles também. Durante a luta o boss as vezes puxa o player com um raio para cima da poça que soltará exatamente abaixo dele, quando isso ocorrer, os demais players precisam se afastar para não receberem o debuff;

2. "A waterspout barricades the pool" - é um aviso de que a piscina na qual o pessoal se limpa do debuff está com uma barreira que impede que entrem nela, é bem fácil de quebrar, é só algum player fazer isso rapidamente e voltar para o boss;

3. "Can you control your fear? I doubt it!" - Quando esse aviso aparecer, é necessário que os players usem skills que derrubem o boss ou deem stagger. Se não fizerem isso a tempo, o boss soltará fear em área.

O drop desse boss estará na sala logo a frente em um baú.




- Terceiro boss - Fulminar

O último boss da Bathysmal, é preciso ficar bem atento as mecânicas para não morrer no meio da luta, são elas:

1. "This might sting a bit" - quando aparecer essa fala no boss, ele marcará um dos players lançando nele três bolinhas que ficam dando dano contínuo e não sumirão. Elas podem ser destruídas (0:05);

2As serras - O Fulminar tem uns discos nas costas que funcionam como serras, fiquem de olho na movimentação dele, porque não há nenhum aviso, se você vê-lo tirando o disco das costas, ou ele vai lançar a serra na direção que está olhando (que machuca muito, se for serra dupla, a maioria das classes morrem) ou ele marcará um círculo gigante laranja e quem estiver nele quando a serra bater no chão, vai tomar um dano alto e um debuff com uma área de gelo no pé, você deverá se afastar dos demais players pois essa área de gelo aumenta muito, ela não dará dano em você, mas os outros players receberão um dano muito alto se estiverem em cima e para fugir desse ataque é só com algum iframe (0:18);

3. "Lets cut you down to size" - esse aviso aparece com o boss se dividindo em vários e ficando imune, os players precisam se posicionar em pontos certos da arena ou vão levar hit kill, pois ele passará cortando a sala de diversos ângulos (0:33), as áreas safes são as que marquei na imagem abaixo:



4"Water rushes into the chamber" - o boss desaparecerá e a sala se inundará, somente a área central ficará safe, quando aparecer a mensagem, corra rapidamente para o centro da arena e fique próximo a borda do lado que você chegou (não precisa ser colado, só próximo), pois assim que a água escorrer, você será arremessado e se por acaso estiver do lado errado, o boss pode te jogar lá do outro lado da sala de onde ele está e você não conseguirá atravessar a arena inteira para executar alguma mecânica próxima dele (01:07);

5. "I bring you the gift of annihilation" - essa é a mecânica que citei acima que não pode estar longe, o boss fará um círculo laranja envolta dele e todos devem estar dentro desse círculo, após alguns segundos quem estiver de fora morrerá e uma barreira surgirá onde estava a marcação laranja, enquanto essa mecânica acontecer, não pode encostar na barreira ou morrerão. Dentro dessa área o Fulminar irá marcar aros laranjas, quem pisar nessas áreas será sugado para o centro e levará diversos danos seguidos (muito difícil ficar vivo se isso acontecer). A notícia boa é que esses aros são sempre na mesma sequência, para você ficar safe, faça o seguinte: comece perto do boss e observe que uma área perto da borda ficará laranja, assim que essa parte apagar, vá para essa área (o meio ficará laranja) assim que o meio apagar, volte para perto do boss e pode ficar ali até ele pular e destruir a barreira (01:35).

E essas são as principais mecânicas do Fulminar. abaixo o vídeo utilizado para essa explicação:



Outro detalhe é que tanto na Ravenous quanto na Bathysmal há uma chance muito pequena (muito mesmo) de dropar a arma Discovery, que será a arma que dropa na Bathysmal HM que virá no próximo patch. E essas suas dungeons dropam material no novo VM que também estará disponível no próximo patch!

Espero que esse Guia possa ajudá-los qualquer dúvida ou comentário é só deixar aqui no post ou na página do facebook clicando aqui.

Boa Sorte e GG!

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4 comentários

  1. Muito bom. Eu estava precisando de um guia como esse. O problema é conseguir uma PT que aceite "First Timers".

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    1. É complicado mesmo, mas sempre tem os aventureiros First Timers lá também pronto para as traps! Aí vai depender da paciência.

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  2. Obrigado pelas dicas!!

    Hoje existem outras dungeos como Akarons inferno e timescape.
    Muito dificil achar Pt pelo Match mark

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    1. Oi Victor! Pois é...depois da SCHM eu desisti de jogar o Tera, esse post está meio antiguinho já. No momento estou fazendo tutoriais somente do FFXIV e esperando o lançamento de outros mmorpgs.

      Mas no que tiver dúvida, se eu puder, ajudarei!

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