The Final Coil of Bahamuth T13

20:47

Olá povo!

Essa semana disponibilizarão via Duty Finder o T13 da Final Coil!

Segue abaixo o guia de como fazer a luta para aqueles que ainda não fecharam, ou tem dúvidas em alguma parte.

Lembrando que agora vocês podem acompanhar quando faço o post de um novo Guia na minha página no Face clicando aqui e curtindo a página.

Lembrando:

MT = Main Tank
OT = Off Tank




VÍDEO COMPLETO DA LUTA:
(utilizado no tutorial escrito)

Clique aqui para acessar o vídeo no Youtube.


E mais uma vez, desculpa pela demora, e espero que ainda consiga ajudar muita gente.

O enrage dessa luta acontece aos 14 minutos, com um Gigaflare.

Outro ponto importante ressaltar aqui, é que comparado a Second Coil, essa Final Coil tem mecânicas muito mais simples, mas o gear check é muito alto. Acredito, que nesse ponto do patch todos já estão ilvl 130 ou quase isso, então a luta não vai pesar tanto quanto no começo do patch.

A luta é totalmente de tankers e healers, então muita atenção se você for uma dessas classes, use seus cd's em momentos certos, infelizmente como SCH eu só poderei dar algumas dicas sobre essa classe.

Cada classe tem um mínimo de HP necessário para aguentar os ataques do Bahamuth. Para healers, o aconselhável são 6.3k. Mas, como disse anteriormente, creio que quando chegarem nesse ponto estarão quase todos com ilvl 130, então o dano não vai ser tão doloroso.

  • Organização e posicionamento:
Gente, como sempre vou explicar a luta do jeito que meu grupo faz, então vocês verão formas diversas de organizar e posicionar o Bahamuth, o que importa são as mecânicas e essas não mudam.

1 - Nós marcamos a sala com os pontos: A (ao norte), B (nas costas do Bahamuth) e C ao centro, só por organização mesmo para ninguém ficar perdido, em cada ponto será realizada uma mecânica que explicarei mais a frente;

2 - O MT  puxa o Bahamuth para o sul da sala, no mesmo ponto em que aparecemos quando entramos;



3 - Ao redor do Bahamuth, o OT pode ficar de um lado e o melee do outro, caso tenham 2 melees no grupo, é bom que um fique com o OT e o outro do lado oposto, mas prestem muita atenção no ataque Megaflare, para se separarem e na última fase com os Tempests, para não atrapalhar o trabalho do OT.

FASE 1 - Até os 75% do HP do Boss (até 02:24 do vídeo)


  • As mecânicas dessa fase:
Flame Breath

É uma baforada de fogo azul em direção ao MT (0:15). Lembrando que todo ataque do Bahamuth dá muito dano, então mantenha o MT sempre com HP cheio e com o Regen do WHM. Eu costumo usar a Eos nessa luta e a posiciono no Ponto B, a deixando em modo manual. 





Megaflare

O Megaflare são três ataques combinados do Bahamuth, é necessário que o players mantenham uma distância um do outro nesse momento, ou levarão dano desnecessário e provavelmente morrerão. Assim que terminado o cast, alguns players receberão (aleatoriamente) uma área vermelha no chão, um tiro como um míssil na cabeça ou um anel envolta do char. A área vermelha, saiam de cima, o míssil não tem o que fazer, só não fique perto de outro player para não acertá-lo também, e quem estiver com o anel envolta do char deve ir até o ponto combinado, no caso do meu grupo é no ponto B. Todos com esse anel se juntam ali para dividir o dano da explosão que o Bahamuth soltará em um dos players. Ressaltando: SÓ QUEM TEM O ANEL MARCANDO O CHAR DEVE ESTAR JUNTO PARA DIVIDIR O DANO. Os demais esperem a explosão e se juntem com os restantes para receber cura (0:20). 



SCH: enquanto o Bahamuth está no cast do Megaflare, eu costumo usar o Sacred Soil no ponto em que os players irão juntar para diminuir o dano recebido. No mesmo instante também uso Rose na fada + Whispering Dawn para auxiliar o WHM na cura. Se você já estiver acostumado com a luta e o grupo precisar, antes do cast do Mega você também pode ir ao centro da arena e usar um Succor.



Flatten

O Flatten é nessa fase o ataque mais forte do Bahamuth em direção ao MT. Ele é uma pisada bem forte e vem seguido de três Flames Breath. Procurem usar Stoneskin + Adloquium no MT antes dele receber o ataque, também podem usar anteriormente o Eye for an eye e os tankers tem que estudar o melhor uso dos cds para cada Flatten, porque se não, não há santo que salve (0:36).



Earth Shaker

O Earth vai marcar duas pessoas do grupo (com uma seta bem luminosa na cabeça), enquanto os players estão no ponto B, os dois marcados devem correr um para cada lado da sala, serão sempre os dps ou o OT a receberem o ataque. Esse ataque deixa uma poça de fogo no pé da pessoa (um total de três) e uma baforada de fogo que dá dano em área na direção do player marcado (por isso todos não marcados ficam no ponto B enquanto essa mecânica acontece). Próximo a borda da sala, os dps deixarão as poças, saindo rapidamente (andando mesmo) de cima delas, ou receberão um debuff de slow e muito dano (0:55 ou 1:45).



HEALERS: Nesse ataque os healers combinam quem vai curar qual lado. Devo apontar que na Fase 4, esse ataque vem seguido do Tempest, então, o player tem que estar com o HP full assim que estiver saindo do Earth. Como, o OT vai salvar o player do Tempest do lado que ele está, basta combinarem quem seria o melhor healer para manter o HP cheio durante o Earth, nós optamos pelo WHM curar o lado oposto o do OT, ou seja, o player que vai receber o tempest junto com o Earth. A mecânica eu explicarei melhor na fase 4, mas separem já pensando quem cura do lado que o OT fica, e quem cura do lado oposto.



Gigaflare

Aos 75% o Bahamuth começa o cast do Gigaflare, uma skill em área que marca a mudança de fase, tudo que possa mitigar o dano deve ser usado aqui. Então, quando estiver uns 76% o SCH já pode mandar Fey Covenant, assim que ele estiver no cast do Gigaflare, use Virus no boss + Rose + Whispering Dawn. Se tiver monk no grupo, ele também pode mitigar o dano assim como o WAR que deverá usar o Storm's Path.


  • Rotação das skills na fase 1:
- Flame Breath;
- Megaflare;
- Flame Breath;
- Flatten; 
- Flame Breath 3x;
- Earth Shaker;
- Flame Breath;
(Repete)
- Gigaflare quando chegar aos 75%.

DICA para SCH: Você terá Sacred Soil para todo Megaflare, já o Rose + Whispering Dawn é um sim, outro não - isso aqui na primeira fase, na segunda e quarta você terá em todos Mega.


FASE 2 - Dos 75% - 52% do HP do Boss (02:30 - 05:10)

Aqui na segunda fase, vocês manterão a mesma organização da Fase 1, fiquem espalhados após o Gigaflare, mantenham o foco do dps no add, façam as mecânicas das bolinhas que explicarei abaixo e se juntem após o Megaflare para que os healers possam encher o HP de vocês. 


  • As mecânicas dessa fase:
Summon Shadow of Meracydia

Serão três dragões que aparecerão durante essa fase e que devem morrer muito rápido ou deixarão um rastro de fogo pela arena que a atravessa quase toda, dando dano em quem pisar, atrapalhando toda movimentação para executar as outras mecânicas, então, assim que aparecer, foquem todo dps nele.

Outro ponto importante, talvez o principal desse dragão é que o OT vai ter que pegar o agro dele muito rápido, já que os healers acabarão de ter soltado curas e ele estará em um deles, além de pegar o agro rapidamente, o add deve ser levado para longe do Bahamuth, ou ele vai criar uma linha ligando os dois e o Bahamuth vai receber buff, provavelmente o MT morrerá no primeiro ataque mais fortinho.

Nós costumamos puxá-lo para o Norte da arena, o lado oposto do Bahamuth.



Pontos onde nascerão os dragões:





Flare Star e as Orbes

Quando o Bahamuth fazer o cast do Flare Star, aparecerão em alguns players de forma aleatória uma orbe, essa orbe tentará atingir a pessoa com quem ela está ligada. O importante dessa mecânica é que os players peguem no máximo 2 orbes, lembrando que até mesmo para ter essa quantidade o HP precisa ter um valor considerável, como disse no início do tutorial, 6.3k de HP para os healers é o mínimo para poder ter 2 stacks do debuff da orbe. O melhor é que procurem cada um pegar uma só. Para pegar a orbe de outra pessoa, basta encostar nela, o outro player deve manter uma pequena distância, pois ao tocar a orbe a explosão é em área. Três stacks é hit kill nos dps e healers.

Quanto mais stack de orbe você tiver, maior o dano que o Rage causará em você.





Megaflare e Torres

Essa mecânica acontecerá da mesma maneira aqui e na quarta fase. O Megaflare é o mesmo da primeira fase, façam da mesma forma, mas, assim que as pessoas com a marcação no player se juntarem para dividir o dano, aparecerá uma (ou duas) torre de fogo na sala. Alguém terá que ficar em cima dela até explodir, se por acaso ela estourar sem ninguém em cima, todo o grupo levará um dano muito alto e um dot que tira muito HP, é difícil salvar o grupo quando isso acontece, então, não deixem de pisar na torre, não esperem que outra pessoa vá, se você perceber que consegue chegar a tempo, faça você mesmo.

Se acaso a torre nascer bem no pé das pessoas que receberão o dano do Megaflare, temos duas opções, ou o pessoal recebe o dano do Mega e sai rapidamente para que alguém de fora pegue a torre, ou vocês ficam imóveis e o WHM cura todo mundo muito rápido para poderem pegá-la novamente, é o mais indicado, já que na quarta fase, essa é praticamente a única saída (03:25).

Outro detalhe que vocês poderão reparar, é que quando somente duas pessoas forem marcadas pelo Megaflare para dividir o dano, aparecerão DUAS torres na arena, fiquem bem espertos.

A torre SEMPRE aparece no pé de alguém, então, ela sempre estará no caminho de algum player, mesmo sendo um ponto que ele acabou de passar.

SCH: muita atenção no MT, ele receberá muito dano logo após o Megaflare, isso desde a primeira fase, então, solte as skills da fada e se concentre em manter o HP do MT alto, o resto da cura no grupo é por conta do WHM.





Rage of Bahamuth

O Rage é uma AOE, que será mais forte em quem tiver mais stack das orbes. Stoneskin e adloquium mitigam o dano do ataque. Nesse momento (logo após o Megaflare) os players devem estar juntos, pois os healers irão curar em área e um novo Shadow aparecerá.


O Gigaflare marca a transição para a fase 3 e funciona da mesma forma que na transição da fase 1.


  • Rotação das skills na fase 2:
- Shadow of Meracydia;
- Flare Star e orbes;
- Flame Breath;
- Segunda rodada de orbes;
- Flatten + Flame Breath;
- Terceira rodada de orbes;
- Megaflare + Torre;
- Flame Breath;
- Rage of Bahamuth;
(Repete)
- Gigaflare na transição.




FASE 3 - Etapa dos Add's (05:20 - 09:10)

Nessa fase teremos um dps check alto, vários mobs aparecerão e eles devem morrer rapidamente.

É bom combinar quem correrá para que lado, para não se amontoarem no momento da Divebomb. No meu grupo vai um BRD (é o momento que ele usa a balada de mana), dois healers e o OT para o lado direito ( posição referente ao posicionamento do Bahamuth na divebomb) e os demais para o esquerdo.

É importante não ficar um em cima do outro, pois o Megaflare acontece na sequência, e os players não podem receber dano a mais do que estão marcados.

Divebomb

Logo após o Gigaflare, todos fiquem juntos no centro da sala e prestem muita atenção nas marcações que aparecerão na cabeça dos players.

O divebomb cruza a sala na direção do player marcado, por isso todos vão para o meio para forçar o Bahamuth e o Storm (Twintania) a cortarem bem nesse ponto (05:20 primeiro divebomb).

1- Procurem o Bahamuth que descerá e marcará alguém com um sinal vermelho na cabeça. Fique de frente para ele, é como se nesse momento, ele fosse seu Norte;

2- Na sequência aparecerá a marca verde do divebomb do Storm, aqui eu nem costumo olhar onde ele está, apareceu a marca verde, corra na direção que vocês combinaram, (a 90 graus do Bahamuth) enquanto você corre, preste atenção de onde o Storm virá;

3- Se espalhem pela lateral em que vocês foram e fiquem atentos ao Megaflare, quem for marcado com o anel no char, vá até o centro da arena, no ponto C para receber o dano.


Usem essa mesma formação em todos os outros dois divebombs. O segundo é Bahamuth + Storm (06:52), igual o primeiro e ele vem logo depois que aparecerem os dois Sins na arena, então mate - os rapidamente e o terceiro é só o Bahamuth ( 08:26, o OT foi marcado lá no canto da arena), que pode vir no grupo que estará no centro ou no OT que está no cantinho com o último add na sala.


Lembrando que essa fase é toda dps check, portanto matem todos os mobs rapidamente,  depois de explicar as mecânicas explicarei o que faz mob por mob que aparecerá.


SCH: tente salvar sempre um aetherflow para o sacred, e assim que você fugir do divebomb, use-o no centro da arena, onde o pessoal se encontrará para dividir o dano do Mega. E outra dica é prestar muita atenção no OT logo depois do terceiro divebomb, porque ele vai apanhar muito se o último add ainda estiver vivo com ele (geralmente está).


A posição que o Storm e o Bahamuth aparecerão para o divebomb é totalmente aleatória, não existe padrão.


O Bahamuth sempre corta primeiro, e logo depois o Storn, então, assim que o Bahamuth passar, para se espalhar mais para o Megaflare, vocês podem ir para a área onde ele já cortou se o Storm não estiver dando o divebomb na direção oposta.


Na imagem abaixo, vocês podem verificar como se posicionar para o divebomb, lembrando que vocês se espalham só depois que já viram onde o Storm vai cortar para não correr o risco de se posicionar bem na reta dele. E também, faça isso muito rápido pois as mecânicas acontecem muito na sequência uma da outra, então o raciocínio tem que ser ligeiro.

Ou seja, as posições que vocês veem abaixo na figura em círculos coloridos é somente depois que cada um notou onde passará o divebomb, e os pontos na reta do Bahamuth são só quando ele já tiver cortado a sala, para se afastarem mais um do outro.

Lembrando que essa posição do Bahamuth e do Storm são somente suposições para poder explicar como funciona a movimentação.







Megaflare

Funciona como nas demais fases, os players com a marcação do anel deverão se encontrar no meio da sala (05:35).


  • Os Adds:
Blood of Meracydia

Ele fica alternando defesas mágica e física, quando estiver com o buff de defesa mágica por exemplo, quem tem ataque físico que bate e vice versa (05:40). 


Pain of Meracydia

O Pain não pode chegar perto dos Gusts (uns mosquitinhos) ou ele receberá buff - é o OT quem ficará com o agro - mas pode ficar perto dos demais. No final da explicação dos mobs colocarei qual a sequência de matar os adds (05:40).


Gusts of Meracydia

Esses são o moquitinhos que devem ser mortos com AOE para ser mais rápido e não podem ficar perto do Pain (06:10).


Sin of Meracydia

O Sins são dragões que soltam fortes AOEs quase no final de seu HP e devem morrer o mais rápido possível, de preferência antes da baforada em AOE e antes do divebomb (06:32).


Storm of Meracydia
É a Twintania, quando ela desce para a arena deve ser morta para que usemos a sua coleira na transição de fase como proteção (07:20).


  • Quem irá tankar o que e qual matar primeiro :
Após o primeiro Divebomb (05:40 - 06:56)

1 - Irão aparecer um Blood e um Pain. O tankers podem puxá-los juntos para o oeste da sala - o MT pega o Pain e o OT pega o Blood - olhem a resistência do Blood e foquem o dps nele, assim que ele morrer matem o Pain o mais rápido possível;

2 - Assim que o Blood morrer, o OT pode se posicionar no centro da arena ( Ponto C ) e preparar para puxar todos os Gusts para o sul ( Ponto B ). Mate - os de preferência antes de aparecerem os Sins;


3 - Um Sin aparecerá bem em cima do Ponto B, o OT pegará o agro, e o outro ao Norte, onde o MT pegará o agro e o levará para junto do outro Sin no Ponto B;


4 - Matem os Sins muito rápido, antes de aparecer a marcação do Divebomb, pois TODOS deverão estar no centro da sala ( Ponto C ) para o egundo Dive;


5 - Procedam da mesma forma que no primeiro Divebomb.



Após o segundo Divebomb (07:10 - 08:43)

1 - O Storm descerá ( Twintania ), o MT puxará o agro e a levará para o Sul da sala - Ponto B - comecem dar dps nela até o Blood aparecer; 

2 - O Blood aparecerá ao norte, o OT pegará o agro e o levará para junto do Storm, prestem atenção na defesa dele e o mate primeiro antes do Sin aparecer, os Guts também aparecerão bem no ponto que está o MT com o Storm, o MT pegará o agro deles;


3 - O Sin aparecerá ao leste, o OT irá até ele e o levará para junto do Storm, ele deve morrer antes do Pain aparecer, quem puder use skill em área para ir baixando também o HP do Storm e dos Gusts, dependendo do dps do grupo, vocês podem deixar um melee sempre no Storm e os outros atacam o Sin e os demais adds quando aparecerem;


4 - Ao oeste, aparecerá o Pain, o OT vai até lá e o tank lá mesmo, para não chegar perto dos Gusts, aqui nesse ponto, os dps focarão no Storm e na sequência nos Gusts, deixem o Pain por último, e batam nele até a marca do divebomb aparecer, dessa vez somente o Bahamuth descerá, então é bem mais fácil desviar, quem é range bata no Pain do centro da sala, na sequência Megaflare.


Após o terceiro Divebomb (08:43 - 09:00)

1 - Terminem de matar o Pain, sem entrar na coleira, caso não dê tempo, entre com ele, mas não o deixe de frente para os outros players;


2 - É importante todos estarem dentro da coleira na contagem de 5 segundos para conseguirem pegar a proteção;


3 - Na contagem de 4-3 segundos um dos tankers pode usar o Limit Break, caso não tenha o LB 3, use o que tiver e o SCH terá que usar Sacred + Convenant + Succor e assistam o Teraflare ( parte em que escorre uma lágrima de tão lindo que é ).



  • Rotação das skills na fase 3:
- Marca do Divebomb vermelho (Bahamuth);
- Marca do Divebomb verde (Storm) - andem;
- Corta o Dive vermelho;
- Corta o Dive verde;
- Megaflare;
- Blood + Pain;
- Gusts of Meracydia;
- Sin of Meracydia x2;
- Marca do Divebomb vermelho (Bahamuth);
- Marca do Divebomb verde (Storm) - andem;
- Megaflare;
- Storm;
- Blood;
- Gusts;
- Sin;
- Pain; 
- Marca do Divebomb vermelho (Bahamuth);
- Megaflare;
- Teraflare.


FASE 4 - Etapa dos Add's (09:10 - final)

A fase 4 é uma mistura da fase 1 e 2 com mecânicas novas, não é nada muito complicado de fazer, mas é MUITO DANO QUE A PARTY RECEBERÁ.


Mantenha o MT sempre de HP cheio, sempre com regen, use nele stoneskin + adloquium antes dos Megaflares.



Akh Morn

Essa é uma das mecânicas novas que citei, são várias baforadas muito fortes (tiram todo HP do tanker se não estiver com defesa alguma) em direção ao MT, que vai usar cds de defesa ou dividir o dano com o OT, os Akh Morns podem ser feitos da seguinte forma:

Primeiro Akh Morn

Logo depois do Teraflare, os dois tankers se juntarão bem no centro da sala onde o Bahamuth descer, usarão algum cd de defesa (não os melhores) e receberão o dano juntos. Os healers usarão stoneskin + Adloquium nos dois antes do ataque e vocês podem separar quem vai curar qual tanker nos Akh Morns para facilitar e não criar desespero. Esse primeiro são só 2 baforadas (09:19). Depois disso puxem o boss para o ponto A (norte).

Segundo Akh Morn

O OT puxa o agro do Bahamuth um pouquinho antes do cast do Akh e fica no lugar do MT ou no ladinho na frente (não se juntem), esse Akh Morn o OT receberá sozinho. Quando o cast do Akh estiver em uns 75%, o WAR usará Holmgang (10:16). O PLD por sua vez, usará Cover no WAR no momento em que ele for receber a terceira baforada e healers, mesmo com o Holmgang o WAR precisa ser curado, pois a skill não durará todo o Akh.


Terceiro Akh Morn

Aqui o OT não vai se juntar com o MT, o PLD receberá o dano do Akh sozinho de Hallowed Ground (11:30).


Quarto Akh Morn

Os dois tankers se juntarão e usem um cd de defesa mais pesado. Os healers usem adloquium e stoneskin nos dois antes de começar o ataque e curem muito, muito mesmo (12:32). 


Quinto Akh Morn

Os tankers se juntarão de novo, PLD use o cooldown de defesa que tiver disponível, quanto ao WAR, você terá o Holmgang novamente no meio do ataque, use-o. Concentrem a cura mais no PLD os dois healers, mas quem for responsável pelo WAR volte a curá-lo rápido. Eu costumo dar 1 lustrate no PLD e volto pro WAR. Mas, se estiverem na euforia e quase matando já, faltando sei lá, uns 2-3% e ver que não vai dar conta de segurar a cura, concentrem toda cura no PLD, só para deixar um dos dois vivo, pois logo depois disso é enrage.




Megaflare + Torre + Tempest Wing

Bom, Megaflare + torre é o mesmo da Fase 2, façam da mesma maneira, mas juntando agora no meio da sala (Ponto C). Lembrando que podem aparecer 2 torres e aquela famosa frase, não pense se você vai ou não, simplesmente faça você mesmo.

Nessa etapa da luta, duas pessoas serão marcadas com a nova mecânica Tempest Wing (um tornado), sairão duas linhas do Bahamuth cada uma ligada a uma dessas pessoas, quem passar na frente pega a linha, igual a mecânica no T8. Por isso, O MT vai pegar uma linha e o OT vai pegar outra, assim protegerão o grupo que fará o Megaflare (09:34).




Earthshaker + Tempest Wing

Aqui é onde vem aquela divisão de healer que disse no começo. A pessoa que for marcada pelo Earth receberá de bônus o Tempest Wing. No caso do meu grupo, para exemplo, o WAR fica do lado direito, então quem for correr para o lado direito para deixar o Earth, o WAR vai pegar o Tempest (pode ser o próprio WAR o marcado).

Já o lado esquerdo, quem pegou o Earth vai receber também o Tempest, então essa pessoa não pode passar no meio do grupo e o healer responsável pelo lado esquerdo tem que deixá-lo topado antes do Tempest explodir.


Há duas possibilidades caso nenhum dos healers dê conta sozinho, assim que o healer que terminou o lado safe curar a pessoa do Earth, ele vira rapidamente para ajudar o outro healer a curar o player do lado oposto, ou já vi em um vídeo a pessoa que é marcada do lado sem safe ir lá na frente levar a linha para o MT (é muito perigoso, mas podem tentar caso tiverem problema nessa parte) porque o MT não pode virar nesse momento e pegar pois o Bahamuth estará soltando AOEs e pegaria em todos do grupo.


Outra coisa que acho importante apontar são as poças de fogo que ficam na arena, elas durarão mais tempo que na primeira fase, então é bom organizá-las de modo que não fechem muito a sala e que não crie uma trap para o próximo Earth. Abaixo, a ilustração de uma forma legal de colocá-los:





Os outros dois ataques que aparecerão serão o Flame Breath e o Gigaflare que funcionam como nas outras fases. 



  • Rotação das skills na fase 4:
- Akh Morn;
- Megaflare + Tempest;
- Earthshaker + Tempest;
- Flame Breath;
- Akh Morn;
- Megaflare + Tempest;
- Earthshaker + Tempest;
- Flame Breath;
- Gigaflare;
(Repete tudo de novo)

O enrage é aos 14 minutos, não importa o que ele está fazendo vai aparecer um Gigaflare com um cast maior no meio da rotação dele e não tem como se defender.



Esse é o T13, muito mais simples em mecânicas, mas que pede muito dos healers até pegarem prática, mas eu amei, sou apaixonada, principalmente a mudança da música durante as fases.


Espero que gostem também e vamos esperar pelo Alexander em Julho (já que ele só será liberado após 2 semanas da expansão).


GG!





Você talvez goste dessas postagens:

0 comentários