Sky Cruiser Normal Mode (SCNM)

14:19

Olá pessoas do Tera!




O tutorial abaixo é para a Sky Cruiser Normal Mode (SCNM). Uma dungeon que no meu ponto de vista, depois que você pega o jeito, é mais fácil que a BRHM. Mas, claro que ela tem suas complicações principalmente com o dps check que é meio altinho, mas nada demais, com uma gear Ambit é o suficiente para fazê-la. As primeiras vezes que fechamos, usamos a gear Devastador +12.

Para acessar o vídeo do Youtube que usarei para esse guia, clique nesse link.

- Primeira Sala - DPS check (início do vídeo até os 8:00)



O Dps check dessa nova dungeon está bem alto comparado aos conteúdos anteriores que tivemos no Tera. Mas, também foi possível concluir toda a DG com o set Devastator, como disse anteriormente. O bom nessa sala, é que o grupo tenha um bom dps AOE para passá-la com mais tranquilidade. Os melhores são sorcerer e berzerk. Tendo 1 dos dois no grupo, já é uma grande ajuda.

O intuito é matar sempre os mobs antes que a próxima leva de bichos apareçam. Tentem dar stun sempre que possível no gigante que fica girando e o deixe perto do bolo de mobs, para atacarem todos juntos. É muito importante que esse grandão morra antes de aparecer outro igual a ele.

Assim que os arqueiros aparecerem, foquem o Dps neles, com o grupo do healer a mesma coisa, matem primeiramente o healer, depois o warrior.

Lembrando mais uma vez, junte o máximo que der todos o mobs, para adiantar o lado dos dps.

Caso, não matem todos os bichos antes da vaca aparecer, ela usará um shield neles e será impossível de quebrar, eles só irão sumir quando a vaca morrer. O melhor jeito caso isso aconteça, é dividir o grupo, o tanker se isola com o mob que sobrou, enquanto os dps cuidam da vaca.

Assim que a vaca aparecer, a Putrion, procurem deixá-la sempre em um palco que tem no fundo da sala, porque ela adora correr pra longe e resetar tudo, então, façam a luta lá no fundo. A dica para não levar o stun em área dela é: sempre que ela começar a rebolar que nem uma doida e levantar voo, é porque vai usar o stun, vocês podem reparar que ninguém é marcado com second agro também nesse momento que ela levanta o voo do stun.

Outra dica boa para essa sala também, é para quem é dps, troquem o cristal de enrage pelo Backbiting.


Primeiro Boss - Perimos (11:15)

Esse boss tem os movimentos bem lentos e simples, só exige paciência para a luta que é um pouco demorada. É basicamente: siga as costas dele, e só fique na frente quando ele for soltar laser azul ou o laser vermelho SE você for o marcado, mas explicarei mais detalhadamente abaixo as skills do boss.

  • O cristais, a sala:
Notem que aqui no normal mode, na lateral da sala terão 6 cristais, três de cada lado. Eles são o foco do boss, pois se ele quebrar todos, é wipe. Como defendê-los? Bom, se a luta demorar muito, mesmo fazendo tudo certinho eles irão quebrar de qualquer forma, mas fazendo corretamente as mecânicas, vocês conseguirão fazer com que eles durem mais tempo.

  • Principais mecânicas / Ataques:
Laser azul (11:51)
Assim que Perimos for para o centro da sala e sua perebona no peito começar a brilhar azul, ele tentará mirar algum cristal para quebrá-lo, para diminuir o dano que esse cristal receberá, todos do grupo devem se posicionar na frente do boss e dividir o dano. Logo após o ataque o healer deve dar dispel e curar o grupo rapidamente, pois ele pode usar até 3 lasers azuis seguidos. A frase que aparece no centro da sala avisando esse ataque é a "Perimos is trying to destroy the aoenalis pylons!", vocês notarão no vídeo que minha reaper raramente recebe o dano, é que se um reaper usar o counter dele no momento do laser, ele conta na divisão, mas não recebe nem debuff, nem o dano.

Laser vermelho (13:45)
Esse laser somente uma pessoa receberá, e ele vai marcar esse player com o second agro (a marca roxa no pé) aparecerá uma bandeirinha laranja em cima de sua cabeça com um olhinho fechado, igual na imagem abaixo e o boss dirá a seguinte frase: "Small things...so bothersome...I'll kill.".



Essa pessoa marcada deve ficar virada para a porta de entrada, ou para o fundo, se for muito ligeiro em algum ângulo entre os cristais também serve, o intuito é: "NÃO MIRE O LASER NOS CRISTAIS!" . Para as classes que tem problemas com iframe, como healers, sorcerer, lancer e zerk, tentem prestar atenção na mão dele, vocês podem marcar pelo movimento dos dedinhos. Por exemplo, quando ele mexer o polegar da mão magrela, é o momento do lancer e do priest usar o iframe, mas isso eu não posso dar certeza para vocês, pois depende do ping, da classe que você joga, etc.

Girada para trás (11:12)
Quando ele se abaixar e apoiar o braço magrelo no chão, ele vai girar com tudo esticando o braço gordo. Quem ataca muito de perto, cuidado com o dano.

Batidas no chão (11:16)
São quatro batidas e geralmente pega os melees de surpresa. Ele vai arrancar o braço magro, vai espetá-lo no chão (primeira AOE), bater com a mão gorda (segunda AOE), pisar com o pé da perna gorda (terceira AOE e cuidado porque essa pega atrás) e bater mais uma vez para retirar o braço do chão. Dependendo da gear e da classe, se você tomar 2 skills ou mais desse combo, já era.

Andadinha reta (11:28)
Perimos arranca o braço magro, mas dessa vez o segura como um porrete, aponta para a direção para onde vai andar em linha reta e sai socando. Fiquem atentos no ponto em que vocês estão na arena, pois ele deve sempre ficar próximo ao meio da sala, se ele ficar muito próximo ao cristal, ele simplesmente vai esquecer de vocês, virar para ele e quebrá-lo.

Get Back (11:36)
Aqui ele se irrita, aparece a frase "Get Back" na tela, e o boss lança uma AOE de fogo com um range grande, cuidado, ou fiquem muito muito muito longe, ou sempre nas costas. No normal mode esse ataque costuma não matar estando de stamina e HP full.


AOE Azul (13:36)
São várias bolotas soltadas simultaneamente pela sala, as primeiras próximo do boss, as últimas distante. Aqui nós costumamos ficar todos juntos na costas do boss e pegamos somente uma, o healer dá dispel e enche o HP de todos.



Esses são os principais ataques do Perimos, tem um que não é frequente, mas pode acontecer, quando ele fica muito distante do centro da sala e é hora do laser azul, ele arranca o braço magro atira lá no centro da sala (isso dá uma AOE no centro com um dano relativamente alto no player que estiver ali) e teleporta para o braço, complicando a vida dos players que provavelmente não chegarão todos a tempo para dividir o dano do laser. Então, não o afastem de perto do centro da sala, lembrando mais uma vez.

Segundo Boss - Darkan (18:10)

Logo que vocês entrarem na sala, o Darkan estará na forma simples dele, ou seja, deverão descer o HP dele até a barra 18 para a luta realmente começar.

Principal dica para esse boss: não tirem os olhos dele, toda skill é previsível se você decorar a sequência de batida das espadas.

O posicionamento da party é a padrão, tanker na frente do boss demais players nas costas, aconselho o tanker ficar sempre no mesmo ponto, pois haverá uma mecânica que os players precisam saber que ali é seu canto e não pode "sujar".

  • Principais mecânicas / Ataques:
Bomba (19:25)
Agora sim, com asas de fogo, "All they are is dust" isso significa: CORRE PARA BEM LONGE! O boss vai usar um ataque parecido com a bomba da Manaya, precisam de afastar bastante dele, ele levanta voo e concentra o poder para explodir assim que cair no chão.


Fogo! (19:41)
Esse é o principal ataque dele, não tem aviso, as vezes aparece uma frase, mas não é padrão, então, é necessário que prestem muita atenção na movimentação dele, como ele bate as espadas.
Quando ele estiver batendo e do nada parar, deixando uma espada no chão, ele vai soltar a AOE de fogo que pega quase toda metade da sala. Se você não desviar, vai receber um dot pesado (que pode ser retirado com dispel no normal mode) mais o dano do impacto da skill.

Para fugir é bem simples, ou você usa iframe se sua classe é cheia deles, ou você simplesmente dá um passinho PARA O LADO QUE ESTÁ O BRAÇO ABAIXADO. Que aquela metade é safe.



Lembrando novamente, que o jeito mais fácil de fazer a luta, é com todos dps e healer nas costas do boss, vai ajudar seu dps, sua movimentação, o healer dar dispel e curar, etc.

Barreira com AOE (19:46)
O Drakan subirá e aparecerá uma marca azul no chão, com umas setas indicando para entrar. Após alguns segundos nessa linha azul surgirá uma parede, impossibilitando quem está fora de entrar, e isso é hit kill quando o boss descer novamente. Se, você ficou de fora e tiver um priest ligeiro no grupo, ele pode te puxar.

Dentro desse círculo, aparecerão três marcações laranjas de onde você não deverá pisar, pois o boss lançará os ataques ali (sim, errou é hit kill), após esses três anéis, a barreira sumirá e vocês podem retornar para a posição inicial.

A ordem da área marcada varia, mas são sempre três camadas, um círculo pequeno ao centro, um anel no meio da área e um outro anel maior na borda. A sequência que isso acontecerá é random, mas onde estava marcado ficará sempre safe na sequência, ou seja, você já sabe para onde andar.


Durante esse ataque, dá para continuar batendo se você se sentir seguro.

Aros de Fogo (20:00)
Quando o boss levantar voo e ficar aparecendo uma aura de fogo envolta dele e uma marcação de um círculo laranja grande no pé de qualquer player, se afastem do ponto onde vocês ficam, vão para as laterais da sala, MAS NÃO DEIXEM A POÇA DE FOGO NO SPOT ONDE VOCÊS ESTÃO. Vocês terão alguns segundos para se afastarem e colocar essa poça longe, para não atrapalhar, todos até o tanker receberá uma poça, mesmo que seu pé não estiver marcado (acredito que isso é bug) você receberá, porque todo mundo recebe uma.

Procurem não deixar essa área nas costas do tanker também, mesmo se for longe, porque o boss costuma empurrar o tanker para trás e se tiver uma poça, vai atrapalhar bastante.



Espadada simples de AOE na direção do second agro (20:18)
O boss escolhe aleatoriamente um player que será marcado com agro secundário e usará nele uma espadada que faz um caminho de fogo igual ele usa no tanker. Ela dá dano e debuff que pode ser retirado.



Ele tem dois ataques, o outro direi mais abaixo que ele pega o agro secundário em alguém e vira para atacar, resumindo a dica para ajudar é: ele virou para olhar algum player nas costas, sai da reta, porque ele vai usar alguma skill em área que vai um caminho no chão que dá dano e dot.

Girada dupla (20:32)
Eu marquei o tempo do vídeo um pouco antes da girada, para vocês notarem o padrão do movimento do boss, na hora de usá-la, sabe esse ataque acima da espadada simples de AOE? Que solta um rastro no chão de fogo, então, ele vai usá-lo duas vezes seguidas no tanker, assim que ele fizer isso, ele vai girar duas vezes. Então SEMPRE que ele fizer essa espadada simples duas vezes no tanker, ele vai girar duas vezes para trás, dando dano e dot que come muito do HP. É só se afastar.



Girada simples (25:27)
Esse ataque é igual o citado acima para percebê-lo, ele tem um padrão, por isso coloquei o ponto para vocês assistirem do vídeo antes, notem que ele usará os aros de fogo e começará a sequência normal de ataque. Sempre, o padrão dele é começar a bater no chão com o braço esquerdo, quando isso não acontece, e ele começa com o BRAÇO DIREITO como vocês vão notar nesse tempo, ele vai fazer : bate com direito, bate com esquerdo e gira 1 vez.


Parafuso (20:42)
Drakan usa esse ataque no tanker, se não bugar, ele vai ficar girando em cima do tanker por um tempinho, dando vários hits, tomem cuidado, que esse dano também pega nas costas se estiver muito perto.



Add (21:05)
O boss vai para o centro da arena e diz: "The fire will consume you" nisso aparecerá um fantasma que vai pegar o agro de quem soltar qualquer skill primeiro. O aconselhável é esperar que o healer pegue o agro e todos devem matá-lo antes do Drakan voltar para a arena, ou irão morrer. Então vocês terão esse mini dps check nessa luta. Usem combo de stun no bicho para ele não ficar batendo no healer nem correndo. Cada ataque, tira o dano fixo de 30k de HP.



Espadada de garras em AOE na direção do second agro  (22:20)
Esse ataque eu acho o pior, ele marca um player com o second agro, vira para trás e atira as duas espadas, deixando um rastro no chão, como garras rasgando. O dano é alto, o dot que recebe também é alto e para completar ele ainda fica por alguns segundos ali no chão dando mais dano. É o que disse anteriormente, viu o boss olhando para os players nas costas, sai da reta, porque não vem coisa boa.
Quando a marca sair do chão, retornem ao lugar.



Enrage (25:39)
O boss ficará enrage na barra 5 e aparecerá a seguinte frase: "I'll show you true power". Isso significa mesmos ataques, mais rápido, maior dano, mas também que vocês baterão muito mais nele.


E essa é a SCNM e o Drakan, espero conseguir fechar a Hard e postar um tutorial logo para vocês.

Um ótimo final de semana! E GG!

Você talvez goste dessas postagens:

0 comentários