Second Coil of Bahamuth - T9 Savage

17:43

Mais uma luta Savage para quem está com curiosidade e tempo ocioso.

Já peço desculpas desde já pois meu computador não está muito bom e a gravação ficou ruim, mas ainda é possível ver todas as mecênicas da luta, espero poder tirar qualquer dúvida.

E se você entrou no post errado e está procurando o T9 NORMAL, basta clicar aqui.




VÍDEO COMPLETO DA LUTA:
(utilizado no tutorial escrito)




FASE 1 - Até os 67% do HP do Boss (até 02:12 do vídeo)


  • Organização e posicionamento:
A fase 1 da luta é idêntica a luta normal, único detalhe é que não só nessa fase, mas em toda luta os tanks terão que trocar de agro logo depois que levarem o debuff do Ravensbeak, então façam como vocês tem o costume já, relembrarei abaixo os ataques dessa fase. Abaixo as marcações que podem ser utilizadas para direcionar a Fase 3 da luta:



  • As mecânicas dessa fase:
Ravensclaw
Ataque frontal em cone (0:10 - 0:11).

Stardust 
É o sinal do meteoro em algum player, a pessoa marcada deve se posicionar onde deixará o meteoro (lembrando que eles devem ter uma distância certa entre um e outro para não estourarem) e assim que a marca estiver apagando, sair do ponto para não recebê-lo na cabeça (0:25 - 0:35).

Ravensbeak
Lembrando que agora é obrigatório a troca de agro quando ocorrer esse ataque, ou devido ao debuff de vulnerabilidade o tank irá morrer se for atacado novamente (0:32 - 0:34).

Raven Dive
É o pulo que a Nael usa em algum player aleatoriamente na sala (0:40 - 0:42).

Iron Chariot
Marcação circular no chão que irá causar dano e empurrar o player que não sair de dua área ( 0:41 - 0:45 ).

Thermionic Beam 
Alguém será marcado com um sinal vermelho, esse player deverá ir ao centro da arena e os demais players (healers e dps) se juntam com ele para dividir o dano causado por essa skill (0:41- 0:49).

Lunar Dynamo
Uma AOE grande que atinge quase toda a sala, tendo de área safe próximo da Nael ou muito distante (1:13 - 1:15). Esse ataque regenera o HP do boss se acertar algum player.

Meteor Stream
A Nael some da arena e se divide acertando os players que estarão com uma marcação branca meio arroxeada na cabeça (1:14 - 1:17) os players devem se espalhar pela sala nesse momento pois a rasante é em AOE.

Dalamud Dive
É o pulo da Nael para retornar ao player com maior agro, também em AOE e ninguém deve estar próximo ao MT nesse momento, pois o dano é alto (1:20 - 1:22).


FASE 2 - Golens (2:12 - 05:02 do vídeo)

Essa fase também é parecida com o normal, porém o dano dos meteoros na segunda rodada de Golens é bem mais alto e o número de meteoros que cairão também é maior. O que leva a pedir um pouco mais dos Healers, principalmente se esses forem marcados com meteoros.

Os primeiros Golens são normais, nós preferimos nessa primeira leva matar o verde muito rápido antes de trocarem, depois o azul e por último o vermelho.

Para a segunda leva, a melhor formação é a 3-3-2, pois os healers tem um curto tempo para ficarem parados curando se forem marcados. A cura vai ser muito importante nesse momento, e eu acho a fase mais chata da luta, porque depende muito da sorte dos dois healers não serem marcados por todos meteoros (odeio depender de RNG).

Dica para os SCH: deixe a EOS no centro da sala no comando manual (sempre). Quando o pessoal terminar de matar o último Golem da leva 1, se você notar que dará tempo (vai que demoraram pra matar), use Covenant + Illuminant + Rose + Whispering Dawn + Succor e assim que o primeiro player for marcado, use Sacred no centro da sala. Isso vai facilitar muito a vida do WHM e a sua também.


A forma adotada para matar os golens dessa segunda rodada foi começar pelo vermelho, deixá-lo com o mínimo de HP possível e assim que trocar de cor, matar o que vier (nisso vocês já eliminam o Golem verde ou azul).

Por que não dar burn igual na primeira rodada?

Porque agora teremos muitos meteoros na sala, e é preciso um tempo para que esse primeiro Golem a morrer possa comer pelo menos dois meteoros.


FASE 3 - Heavensfall (dos 05:02 - 08:14 do vídeo)

A fase inicia no Megaflare, como no T9 normal, a sequência de skills da Nael também serão as mesmas que lembrarei abaixo, as diferenças são as formas em que o heavensfall será organizado e que haverão meteoros nessa etapa também, mas esses são diferentes dos da primeira fase, aqui não tem problema caso caiam próximos um do outro.

Só avisando, healers precisarão curar durante o Heavensfall, então o SCH usa o que puder para mitigar e o WHM terá que usar um Swiftcast e alguma cura, ou o Medica 2 durante o processo de fuga das áreas.

Vamos começar pelos possíveis posicionamentos para o Heavensfall:

Primeiro Heavensfall - todo mundo junto o/
Posicionem- se no Ponto B, marcado no início da luta, o MT fica um pouquinho afastado só para receber o Dalamud Dive e se junta com os demais na sequência (05:22 - 05:25). O Heavensfall irá descer, todos serão empurrados para o limite da sala e ficarão ali, seguindo os seguintes passos:





Nesse primeiro Heavensfall, se a marcação estiver longe como na imagem, vocês não precisam passar por cima dela, vai seguindo, conforme ela explodir, vocês andam. Caso, estiverem próximos, imagine que as áreas brilhando é sua passarela, passe divando em linha reta como a seta na imagem, para o lado oposto da sala (cuidado para não pisar na área azul do Heavensfall), elas demoram um pouco para explodir, então não precisam ter receio.

E se nascer bem em nossos pés? Deêm um passinho para o qualquer lado safe, esperem a segunda marcação e façam o mesmo procedimento. Depois de umas tentativas você vai achar isso tudo muito fácil.

Mas só lembrando, acendeu a segunda fatia, andem na mesma direção em que ela seguirá (05:25 - 05:42).


Segundo Heavensfall - Alternado
Nesse Heavensfall, a fatia que brilhar será a safe na sequência. Explicarei abaixo dividindo a party em dois grupos, mas pode ser feito da mesma forma com todos juntos, foi só uma maneira que encontramos de reduzir a chance de algo dar errado, um jogar meteoro no outro, o próprio impacto dos meteoros, enfim, dividindo o grupo minimiza a chance de algum erro. Se forem fazer da mesma forma, tem que ficar um healer para cada lado, pois terão que cuidar dos players (06:18 - 06:33).




Terceiro Heavensfall - Área fixa
Parece complicado, mas é o mais simples, aqui o grupo também pode se dividir se preferirem, pelo mesmo motivo do segundo (07:12 - 07:31).

Funciona da mesma maneira que o segundo, caiu o primeiro Super Nova, se movimentem na diagonal.



E é só isso o Heavensfall, vocês notarão que no vídeo tem o quarto, mas não é para acontecer, é que o grupo já estava cansado, ninguém queria continuar mais quando o milagre aconteceu ^.^

Caso, vocês verem outro Heavensfall, ele será igual o primeiro.

  • Recordando as demais mecânicas mais importantes:

The Ghost of Meracydia
O dragão que aparecerá após cada Heavensfall. Esse dragão precisa morrer para que os players que estiverem com corrente roxa possa retirar o debuff passando em cima dos círculos brancos que ficarão no chão.

Garrote
É a corrente vermelha, ela pára de receber stack quando o dragão morre.

Garrote Twist
Esse é o debuff da corrente roxa que marcará 2 players a cada Heavensfall, um logo bem no começo e outro quase no momento do próximo Heavens.
Tem um "macetinho" para a segunda corrente roxa. Caso você receber o SEGUNDO DEBUFF da corrente roxa bem na hora de cair o próximo Heavens e a área branca para se limpar não estiver próxima, nem em um local safe, deixa para limpar depois que matar o próximo dragão, não se afobe, dá tempo.


FASE 4 - A partir dos 40%  (08:14 do vídeo)

Se seu grupo tem um dps alto, essa fase será MUITO fácil. Se não, terão uma pequena dificuldade na segunda rodada de Divebomb que foi o que aconteceu conosco (com DPS alto, ela morrerá antes do segundo Divebomb).

São os mesmos ataques do normal, com o adicional de meteoros durante a fase e muda um pouco como fazer.

  • Organização:

Precisará de 1 player para marcar os pontos safe do Divebomb e de outro para "cantar" as posições quando tiver Dynamo + Thunder.

Os tanks continuarão trocando o agro do boss após o Ravensbeak, como na Fase 1.

Passou de fase, todos fiquem juntos na frente da Nael. Deixem o lado da arma (mão direita dela) como posição para o OT, as costas para o Thunder 1 e o lado esquerdo dela para o Thunder 2.

  • A sequência das mecânicas dessa fase e como fazê-las:
1. Bahamut's Favor
Buff. Se juntem na frente da Nael;

2 . Bahamut's Claw
Vários ataques no MT;

3. Ravensbeak
Debuff e troca de agro. OT vai para braço direito da Nael;

4. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo;

5. Raven Dive + Thunder + Lunar Dynamo
Aqui precisa muita atenção para fazer certinho, olhem o limite da área da Nael, quando clica nela, assim que ela usar o Raven e pular em alguém, todos os players sem debuff de Thunder dão uns passinhos para trás e fica no limite dessa área na frente dela, alguém do grupo dá o call de quem ficará também no limite da Nael nas costas com o Thunder 1 e o player do Thunder 2 vai para o braço esquerdo da Nael também nesse limite de área. O que ocorre aqui é que junto com a explosão dos Thunders vem o Dynamo e se não dividir o grupo exatamente dessa forma, ou vários receberão paralise, ou serão atingidos pelo Dynamo, regenerando HP da Nael.

Caso, quem estiver com Thunder ficar perdido de onde ir, vá para as costas, antes 2 players receberem Thunder um do outro do que o grupo todo, não irão morrer;

6. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo e na sequência espalhem- se pela sala;

7. Thunders 
Dois Thunders nos players já separados;

8. Fireball (linha de fogo)
Apenas no player que está sozinho, esse deve prestar atenção quando juntar com os demais se os dragões já o limparam com gelo, se não, não pegue o próximo debuff de fogo;

9. Thunders 
Dois Thunders nos players já separados;

10. Thermionic Beam
O marcado pelo Thermionic já poderá ir para o centro da sala e aguardar os demais, os pets também podem ser colocados ali;

11. Super Nova
Serão 3 Super Novas, contem dois, os deixando longe do centro da sala e se juntem novamente que o terceiro vai cair no caminho, dividindo assim o dano do Thermionic de quem já esperava ali;

12. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo;

13. Thunders 
Dois Thunders se afastem do grupo;

14 . Bahamut's Claw
Vários ataques no MT, aqui o responsável pelo Divebomb já deverá ter marcado os pontos safe, prestem atenção onde eles estão;

15 . Divebomb 1 + Meteor Stream
Igual na Coil normal, quem for marcado vai para o ponto A, os demais fiquem do lado contrário da sala, depois do meio e se separem para o Meteor, deixem a direção do centro da arena livre para quem virá correndo do Divebomb;

16 . Divebomb 2 + Meteor Stream + Meteoro
Mesma situação, quem for marcado vai para o ponto B, os demais fiquem do lado contrário da sala, depois do meio e se separem para o Meteor, deixem a direção do centro da arena livre para quem virá correndo do Divebomb, quem for marcado pelo Meteoro, com um sinal laranja na cabeça, o coloque um pouco afastado do grupo para não causar muito dano, quem recebe meteoro, não recebe o Meteor Stream;

17 . Dalamud Dive
Afastem-se do MT, e já se preparem para ir ao centro da sala para o Megaflare (nisso os healers usam o que puder para proteger o grupo);

18 . Megaflare
...

19. Bahamut's Favor
Buff. Se juntem na frente da Nael;

20 . Bahamut's Claw
Vários ataques no MT;

21. Ravensbeak
Debuff e troca de agro. OT vai para braço direito da Nael;

22. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo;

23. Raven Dive + Thunder + Lunar Dynamo
Ela vai usar o Raven e pular em alguém, todos os players sem debuff de Thunder dão uns passinhos para trás e fica no limite dessa área na frente dela, alguém do grupo dá o call de quem ficará também no limite da Nael nas costas com o Thunder 1 e o player do Thunder 2 vai para o braço esquerdo da Nael também nesse limite de área. O que ocorre aqui é que junto com a explosão dos Thunders vem o Dynamo;

24. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo e separem-se;

25. Thunders 
Dois Thunders nos players já separados;

26. Fireball (linha de fogo)
Apenas no player que está sozinho, esse deve prestar atenção quando juntar com os demais se os dragões já o limparam com gelo, se não, não pegue o próximo debuff de fogo;

27. Chariot
Afaste-se quem estiver próximo;

28. Meteoro 
Coloque afastado dos demais players;

29. Thermionic Beam
O marcado pelo Thermionic já poderá ir para o centro da sala e aguardar os demais, os pets também podem ser colocados ali;

30. Super Nova
Serão 3 Super Novas, contem dois, os deixando longe do centro da sala e se juntem novamente que o terceiro vai cair no caminho, dividindo assim o dano do Thermionic de quem já esperava ali;

31. Fireball (linha de fogo)
Todos juntos recebem o debuff de fogo;

32. Thunders 
Dois Thunders se afastem do grupo;

33 . Bahamut's Claw
Vários ataques no MT, aqui o responsável pelo Divebomb já deverá ter marcado os pontos safe, prestem atenção onde eles estão;

34 . Super Nova + Meteoro + Divebomb 1 + Dalamud Dive
Fiquem próximos a lateral da sala para deixarem os Super para trás, correndo em direção ao centro, se afastem do MT que ele receberá o Dalamud Dive, quem tiver meteoro, o coloque um pouco afastado do grupo, mas não vai muito longe, porque na sequência tem Dynamo, aqui não tem problema andarem juntos, pois não haverá Meteor Stream, quem tiver marcação do primeiro Divebomb, corra até o ponto A e assim que a marca sumir, volte para junto dos outros players, TODOS depois do Dalamud Dive juntem-se ao MT na frente da Nael.

O MT terá que posicionar a decida da Nael o mais próximo possível ou do meio da sala, ou até um pouco mais perto do player que receberá o Divebomb 2 (mas fora da área de risco do Divebomb, claro), pois o tempo para retornar é bem curto.

35. Divebomb 2 + Dynamo
Se você recebeu a segunda marcação de divebomb, eu acho bem difícil você conseguir retornar ao grupo antes do Dynamo que é praticamente junto, mas se seu HP estiver cheio, não é problema, você não irá morrer;

36 . Megaflare
...

Depois disso, começa tudo de novo, a maioria dos grupos já conseguem matá-la até mesmo do segundo Divebomb.

  • Como marcar os pontos de Divebomb:
Aqui o Divebomb tem mais possibilidades do que na coil normal, então, para marcá-lo teremos que imaginar a sala como um relógio, sendo o Norte, as 12 horas. Por isso deixe sempre marcado o norte com a letra C para quem for controlar os pontos do Divebomb se localizar mais rapidamente.

Pensando dessa forma, saberemos quais serão os dragões 1 e 2 que dão o rasante juntos no ponto A e quem será o dragão 3 que dá o rasante no ponto B, já que eles seguem o sentido horário. Ou seja, os dois que estiverem no sentido horário mais próximo do ponto Norte, são os dois primeiros. Então, marque o ponto A de maneira que o Dragão 1 e 2 cortem o menor espaço da sala, se eles estiverem meio separados, é só colocar o ponto entre eles, como na figura abaixo:


Se eles estiverem muito perto um do outro, lado a lado, o jeito é colocar o ponto A mais ao lado, forçando um corte maior na arena, mas será a melhor forma, como na imagem abaixo:


Essa terceira possibilidade é a que mais cortará a arena caso aconteça, os dragões poderão passar pelo meio, por isso é importante que quando alguém vai para seu ponto A, os demais players fiquem separados da metade da sala para frente, do lado oposto ao ponto A.


Outra coisa que deve ser considerada nesse Divebomb, é que o Ponto B nem sempre está ao oposto do A, ele pode estar bem próximo, então para auxiliar o player do Ponto B, quem marcar, procure colocar o ponto fora da área do dive do Ponto A, essa é a possível formação filha da mãe:


Eles podem vir de qualquer ponto, mas espero que vocês entendam como funciona a marcação, o principal é lembrar que a ordem deles está em sentido horário partindo do Norte, assim vocês estudam a melhor possibilidade de fazer com que os dragões cortem o menor espaço possível da tela, de modo que o dive do Ponto A também não prejudique o B.

E é isso! Espero que se divirtam!

Bom sorte e GG!


















Você talvez goste dessas postagens:

0 comentários