Second Coil of Bahamut - T6
14:01
Oi pessoas, abaixo farei mais um
tutorial detalhado, como base usarei o vídeo do Saci (para a explicação escrita) que está
logo abaixo:
O vídeo tem uma intro apresentando a
party, a luta começa ao 01:42 minuto.
Esse é o meu vídeo explicando as mecânicas de forma mais rápida para quem não quiser ler todas as dicas:
VÍDEO COM ÁUDIO EXPLICATIVO:
Esse é o meu vídeo explicando as mecânicas de forma mais rápida para quem não quiser ler todas as dicas:
VÍDEO COM ÁUDIO EXPLICATIVO:
A luta da Rafflesia é a primeira luta
no FF (na minha opinião) que exige muita sincronia entre os membros do grupo,
por isso acho importante o uso de algum programa de conversação para melhor
organização.
Essa mecânica que passarei abaixo é a
adotada pelo meu grupo, podendo ser alterada de acordo com a necessidade de
cada um.
FASE 1 - Adaptação as mecânicas básicas - Duração da primeira fase até 70% do HP do boss (1:42 aos 03:29 minutos do vídeo)
Abaixo as principais mecânicas da Fase 1, elas também continuam na Fase 2 da luta.
- Posicionamento
O grupo fica sempre do lado oposto ao MT, o boss é tankado no centro da arena para dar espaço ao bulbs que aparecerão, os tankers terão que trocar o agro de preferência no terceiro stack do debuff que receberão.
- Bulbs
Os bulbs são umas sementinhas
que aparecerão durante a luta, elas dão dano conforme você fica em cima dela,
são necessários para a Rafflesia não te engolir se você for marcado e eles caem
sempre aleatoriamente pelos cantos ao redor da sala e no centro com menos
frequência. Quando um bulb cair no centro, abaixo
do boss, ele deve ser quebrado o mais rápido possível para não crescer.
Adotamos uma técnica para organização
(não obrigatória) mas que facilitou muito a nossa vida. O tanker que estiver
com o boss posicionará o grupo SEMPRE
de costas para algum bulb que acabou de nascer, ou seja, toda vez que novos bulbs são lançados na
arena, o MT gira o boss para que o grupo (que está todo juntinho nas costas do
boss) fique de costas para esse novo bulb mais próximo (movimentação realizada
pela primeira vez dos 02:08 aos 02:12 minutos do vídeo), como nas
representações das imagens abaixo:
O motivo dessa mecânica acima está no
próximo tópico.
- Marcação amarela na cabeça
Quem receber a marcação amarela na
cabeça, deve correr para dentro do bulb nas suas costas e esperar a Rafflesia
salivar que nem uma doida na sua direção tentando te engolir, o restante do
grupo dará a volta no boss e se posicionará juntamente com o MT. Logo após
a "babada" a pessoa marcada sai de dentro dos espinhos e corre para
se juntar ao grupo, nesse mesmo instante o MT irá em direção oposta ao grupo
para continuar tankando. Dica: Se você for marcado, fique próximo a semente,
não fique muito na ponta dos espinhos ou será devorado (movimentação realizada
pela primeira vez dos 02:16 aos 02:25 minutos do vídeo).
- Correntes
As correntes é a mecânica que durará a luta inteira, e o motivo do grupo ficar junto nas costas do boss é ela. Quanto mais próximo um do outro, menos as pessoas marcadas pela corrente precisarão correr em direção oposta para estourar a corrente. Quem for marcado pela corrente receberá um símbolo de debuff em forma de espinhos e, no momento em que a Rafflesia casta a skill aparece uma luz pink em formato de espinhos em torno dela e dos felizardos, essa corrente dá dano contínuo e deve ser quebrada o quanto antes.
Dicas para a Fase 1 : São sempre 2 correntadas antes de marcar alguém com o símbolo amarelo na cabeça. A primeira correntada é simples, ela estará ligada entre 2 pessoas, a segunda correntada ela usará uma pessoa como laço principal e fará uma teia linkando outras, nesse mesmo momento, segundos depois de acorrentar ela marcará alguém de amarelo, a dica é: espere ver quem está com o "sol" na cabeça para correrem e quebrar a corrente, pois o targetado terá que entrar nos espinho e o restante ir em direção as costas dela.
Dica para o healers: Tanto na Fase 1 quanto na 2, logo após que ela tentar comer a pessoa marcada de amarelo, a Rafflesia soltará uma aoe (nada demais, mas é bom prestar atenção em quem estiver com o hp mais baixo).
FASE 2 - Adicional das abelhas e do Bouquet - Duração da segunda fase até 40% do HP do boss (03:30 aos 05:50 minutos do vídeo)
Todas as skills da fase 1 continuarão, e serão adicionadas mais duas.
A fase inicia com a nova skill:
- Blighted Bouquet
Essa skill significa uma coisa só: Não se mexe! Não pode girar o char? NÃO!!! Não pode guardar a arma no final do cast? NÃO!!!!! Não posso só buffar o pet? NÃO, NADA!!!! Simplesmente faça nada! Vire de costas, guarde a arma, sei lá qualquer coisa que impeça que você se mexa até terminar o cast. Obrigada! (sim, tenho trauma dessa skill, dedos nervosos de certas pessoas -.-').
Dica para o tankers: aqui devido a pessoa ser comida, a Rafflesia vai receber buffs que aumentam o dano dela, então, vocês terão que começar a usar as skills defensivas.
Normalmente na Fase 2, aparecem duas vezes abelhas se o dps estiver razoável, no vídeo apareceu 1 vez só porque estamos acostumados a fazer e os meninos já estão razoavelmente equipados. É muito importante não se passar para a Fase 3 com a pessoa melecada de mel, ou aparecerá uma abelha random e começará a dar hit kill na pessoas, então, se estiver chegando nos 40% do hp dela com alguém com mel, segurem o dps, até a pessoa poder ser comida.
FASE 3 - Só as correntes continuarão da mecânicas antigas e novas skills aparecerão ( aos 05:50 minutos do vídeo)
Há duas maneiras de ser feita essa fase, o burn e a forma normal, falarei sobre as dua abaixo, a usada no vídeo é o burn.
- Leafstorm
É a primeira skill da fase, choverão lesmas na arena, que o off tanker agrará (05:50 do vídeo). Não será mais necessário a troca de tankers nessa fase. Todos os dps, healers e de preferência o off tanker também, deverão ficar juntos (com as lesmas agradas) nas costas do boss para que o Acid Rain (próxima skill que falarei) stack toda ali.
- Acid Rain
São várias marcações nos pés dos players (menos do MT), quando as pessoas estão estacadas é mais fácil de desviar. A chuva é de melecas verdes que não farão nada SE ninguém der hit algum nelas, se por acaso alguém hitar, é hit kill no abusado. E quem ficar embaixo da marcação, não saindo rapidamente, morrerá de traumatismo craniano causado pela queda da meleca em sua cabeça, ou seja, marcou o chão mexa-se rápido.
- Swarm
É um debuff com 4 stacks que o MT receberá. Aqui é importante o MT usar uns cooldowns para reduzir o dano causado ao fim do debuff. Procuro como SCH deixar sempre o Adloquium antes do debuff explodir, pois reduz bastante o dano.
Um healer será marcado de azul na cabeça, para reduzir o dano que ele receberá é necessário que o maior número possível dos membros estejam stacados no mesmo ponto, para dividir o dano. O problema é que geralmente isso acontece quando a pessoas foram marcadas com as correntes, então a única saída é quebrar o mais rápido possível a corrente e voltar para o lugar.
O meu grupo não movimenta os healers nessa parte, os dps combinaram o lado que cada um correria para estourar rapidamente a corrente e os healers ficam parados, pois o SCH geralmente está concentrado no MT e o WHM está cuidando do hp da pt. Eu, (SCH) uso o Succor sempre antes das correntes por causa do dano que a pt recebe até quebrá-las e do laser que receberão assim que voltarem para as posições certas.
Dica para os tankers: Após o Leafstorm, puxe a Rafflesia para o canto da sala (6:00 do vídeo).
São essas as skills da Rafflesia no T6, o modo de fechar essa fase que pode ser alterado. São esses os modos:
1 - Burn: Logo após o Acid Rain, o off tanker puxa as lesmas (se tiver corrente nesse momento, quebrem primeiro a corrente) para longe das melecas (pois as melecas não podem receber dano) de preferencia ao lado da Rafflesia e um caster usa o LB para matá-las. Staquem atrás do boss e façam a rotação das skills descritas acima, as melequinhas vão stacando um debuff na pt, onde os healers terão que curar bastante em área para sustentar a pt até o fim. O Boss precisa morrer o mais rápido possível, pois o grupo costuma wipar com 9- 10 stacks do debuff.
1 - Modo normal: Se sua pt não está com um dps seguro para o burn, o aconselhável é fazer a mecânica da forma normal, marque uma das lesminhas, desça o hp dela, ela tentará se fortalecer indo até a melequinhas para comer todas, quando ela terminar de comer, virará uma Big Lesma, aí um melee usa o LB nela. Matem as outras lesminhas que sobraram e continue a luta normalmente como explicada nas mecânicas acima. Assim, o grupo não receberá mais os stacks dos debuffs que reduzem tanto o hp.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, podem perguntar!
Boa sorte!!!!
0 comentários