T5 - Twintania

13:12

Primeira postagem será sobre uma luta que algumas pessoas tem dificuldade, esse tutorial eu fiz há uns meses atrás quando completamos o T5, uns 2 meses antes do buff. Espero que ainda possa ajudá-los.



O vídeo que usarei de base para a explicação será o seguinte: http://www.twitch.tv/ancalagon1/c/3838279


Importante Saber:


Focus Target (shift + F) na luta inteira com a Twintania para ter ideia de medida do hp, e depois da Divebomb é quase impossível fazer o Twister sem Focus.


Sobre healers:
  • O SCH é o principal healer do MT. O foco principal será mantê-lo vivo e essa será a responsabilidade principal dele. A skill mais forte da Twintania é o DeathSentence (DS) portanto, guarde sempre um Lustrate para caso o hp do MT desça muito após o DS (pois ele tomará um debuff que reduzirá a cura, ou seja, só o lustrate funciona efetivamente aqui). Use sempre que possível o Eye for an eye, na contagem do DS use o Virus na Twintania sempre que ele estiver fora do cooldown,  Sacred Soil durante a batalha tbm ajudará muito, e principalmente, use SEMPRE adloquium assim que quebrar, será essencial.
  • O WHM é o healer da pt, a prioridade é manter o hp dos membros do grupo sempre cheio, principalmente após o Fireball (e isso tem que ser feito rapidamente, pois na sequencia virá um conflag. e o hp precisará estar topado. A partir da fase do Twister, o WHM passa a ajudar mais na cura do MT, já que o SCH pode ser imobilizado (impedido de curar) durante a batalha.


Sobre tankers:


  • O MT será o responsável para ativar o macro do DS (claro que isso é opcional, mas vai ajudar muito para chamar a atenção dos healers e para marcar o time mais para frente), também é aconselhável que sempre que o MT ver o cast do DeathSentence ele use nele mesmo a StoneSkin, ajuda a diminuir o dano que ele receberá do golpe. Tbm é responsabilidade do MT o posicionamento da Twintania, onde ela deixará as coleiras, é importante formar um triângulo pela sala.
  • O OT é responsável por diminuir o dano que a pt receberá durante a luta, para melhorar o desenvolvimento do grupo (irei detalhar em cada fase).


Alguns grupos preferem fazer sem o off tanker, eu particularmente acho mais simples com a ajuda dele, os dps poderão desenvolver mto melhor durante a batalha com o auxílio do off tanker.


A Twintania tem um tempo de enrage, ou seja, a batalha pode durar em torno de 13 minutos no máximo. De início, não precisam de preocupar com isso. O tempo é suficiente.


Opcionais:
Para melhorar a visualização das skills da Twintania (principalmente no divebomb) podemos alterar:
  • O som padrão do jogo, é bom aumentá-lo, para ouvir o sinal do divebomb melhor;
  • Retirar o nome dos integrantes da pt ou abreviá-los só com as iniciais;
  • Retirar os efeitos das skills da pt (esse foi o que mais me ajudou).


Macros importantes:
Usamos para alerta da pt, dois macros, um para aviso do DeathSentence e outro para aviso da Divebomb, são eles:


  • Divebomb
Quem ativa o macro é nosso Off Tanker, ele serve para alertar a pt da segunda wave da divebomb, assim que a Twintania der o terceiro razante na primeira wave de divebomb, o OT ativa o macro, assim ele poderá saber o time que deve sair de perto da pt e todos saberão o momento que começará a segunda wave de divebomb.


/p dive bomb in 45 secs <se.1>
/wait 15
/p <se.1> 30secs
/wait 15
/p <se.1> 15secs
/wait 10
/p <se.1> 5secs


  • DeathSentence
Quem ativa o macro é nosso MT logo após levar o primeiro DS durante a Fase 1, então toda vez que ela utilizar o DS, o MT ativa o macro para contagem do próximo. A partir do Twister, o time não será tão certinho como no começo da luta, mas vale a pena ativar para prestarem atenção total no tanker.


/p Death-timer started! (Death in 32 Sec.) <se.2>
/wait 17
/p Death in 15! <se.2>
/wait 5
/p Death in 10! <se.2>
/wait 5
/p Death in 5! <se.2>
/wait 1
/p Death in 4! <se.2>
/wait 1
/p Death in 3! <se.2>
/wait 1
/p Death in 2! <se.2>
/wait 1


Começando a Luta


Fase 1 -  (até 02:58 minutos do vídeo)


Essa é a fase dos adds e da divisão e posicionamento do grupo.
É aconselhável o MT usar sempre a stoneskin assim que aparecer o cast do DS, não se esqueça de ativar o macro do DS quando receber o dano.
Aos 85% do hp, a primeira coleira cairá.

1.jpg


  • Começa com o OT puxando todos os mobs, o MT irá logo em seguida e puxará a Twintania para o outro lado da sala - para a direção que tem um buraco no chão, só que mais abaixo, podem ver no mapa a location, ali cairá a primeira coleira. Aqui o SCH foca a cura no MT e o WHM passa a cuidar da party, não se esqueçam de mover o mais rápido possível dos Liquid Hell no chão e matar os adds;


  • Após a morte dos adds, o MT se posiciona corretamente e a party ficará nas costas da Twintania (02:03 min do vídeo). Nesse ponto, é necessário dividir a pt em grupos, nós costumamos fazer o seguinte: 4 players com hp mais baixo em um grupo (WHM, 2 BRD e 1 BLM) e os “hpzudos” do outro lado (OT, DRG e a fada), o SCH fica fora dos grupos se caso teu grupo tenha 3 membros de hp e defesa alta, e caso ele for marcado com o Fireball ele deverá entrar no grupo também, se não há players de hp e def alta, o SCH passa a ficar junto.
Não se esqueça que os pets contam como players e, é aconselhavel ter no máximo 4 players por grupo, pois se muita gente tomar o Fireball isso implicará no tempo para quebrar o Conflag adiante. Caso vc tenha SMN e SCH na pt, só 1 pet fica junto, o outro deve manter uma distância do grupo. Enfim, se organizem como achar melhor, mas com no máximo 4 pessoas em cada grupo. Meu grupo costuma deixar só 3 pessoas de um lado pois, quanto menos gente tomar o Fireball, mais tempo vocês terão para quebrar o conflag.;


  • Após a queda da coleira, os grupos se mantém na mesma posição esperando o Fireball e o tanker subirá na sala, posicionando a Twintania em frente ao buraco para onde a pt correrá no Divebomb (Fase 3), o SCH pode usar no grupo o Sacred Soil e Succor para ajudar na absorção do dano (03:09 min. do vídeo), logo em seguida, após o dano, subam para perto do MT na mesma posição (SCH e SMN não se esqueçam de posicionar o pets).


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Dicas para a fase 1:  O tempo em que a coleira cairá fará toda a diferença na segunda Fase, pois, se acertarmos o “time” o MT poderá entrar no Conflag cancelando o hit do DS. Dica para acertar o tempo: a coleira cairá aos 85% de hp da Twintania, aqui é hora de segurar o dps antes que isso aconteça, baseado no macro de Deathentence que o MT usará, ao ficar próximo do hp limite, os dps param de bater, quando o macro marcar 10 segundos na contagem, deem um burn na Twintania, a coleira dela deve cair até o ataque plummet (é uma barrigada), que é logo após o DeathSentence , se não conseguirem, parem de bater e esperem novamente a contagem de 10 segundos. O tempo perfeito é quando a coleira cai exatamente na letra “S” de qdo ela casta Deathsentence. Se não acertarem o tempo, não desanimem, podem continuar, só que os healers terão um trabalho muito mais pesado. (SCH salve teus lustrates).


Fase 2 -  (03:10 minutos do vídeo)


O Conflagration
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O Conflag é a mecânica principal da Fase 2, tendo feito o a Fase 1 no tempo correto, a sequencia de conflag será: 1, 3 e 5 fáceis, 2 e 4 burnados. Ou seja, o primeiro, terceiro e se houver o quinto, a pt poderá dar um dps mais tranquilo, sem gastar cd das skills mais fortes, pois durante esses conflags, alguém será marcado com Fireball, quem for marcado, entrará no conflag e isso reseta o tempo de duração dele lembrando que, a quantidade de pessoas que tomaram o Fireball anterior determinará o tempo do conflag, quanto menos, maior o tempo para quebrá-lo, se não quebrarem a tempo, hit kill em quem está dentro.  WHM se prepare para encher o hp das pessoas que estavam dentro do conflag assim que elas saírem. O conflags pares, devem ser burnados, pois não haverá fireball em ninguém para resetá-lo. Usem nesse momento o cd de todas as skill principais de sua classe, o healers tbm podem bater, já que ngm receberá dano. Outra dica é que quem for marcado pelo conflag, deverá sair do meio da pt, então o melhor local para ficar é embaixo da Twintania.


O Fireball
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O Fireball é um dano que será dividido entre o grupo, naquela divisão citada acima na Fase 1, ou, se houver conflag (os ímpares - conflag lento) a pessoa marcada entrará na área do Conflag para resetá-lo e cancelar o ataque. No caso dos conflags pares, onde o tempo do Fireball não encontrará com o Conflag, a pessoa fica junto do seu grupo especificado e o WHM deverá encher o hp da pt o mais rápido possível após o dano, pois alguém de seu grupo pode receber a marcação do próximo conflag e ele morrerá lá dentro se não estiver com hp topado.


Essa mecânica se repetirá até a segunda coleira cair aos 55%, é a hora de todos correrem para o buraco ao lado.


5.jpg


Dicas para a fase 2: Se vocês conseguiram acertar o tempo na fase 1, ao derrubar a coleira, o DS será cancelado nessa fase, sempre que alguém for marcado com o Conflag e andar para debaixo da Twintania, um globo laranja aparecerá (é a área do conflag) assim que isso acontecer, o MT entrará no conflag, ficando também paralizado e quando a Twintania castar o DS, ele estará lá dentro. Assim que o conflag for quebrado, volte rapidamente para sua posição. Essa mecânica também permite que os healers batam no conflag, pois não haverá ninguém necessitando de cura. Outro detalhe importante: se o dps estiver muito alto, nos conflags lentos vocês deverão descer o hp do conflag e esperar a Twintania virar para quem ela jogaria o Fireball (essa pessoa estará dentro do conflag) e só após isso, quebrá-lo. Também pode ocorrer problemas no último conflag, próximo a coleira cair, se estiverem muito próximos dos 55% do hp da Twintania, aguardem mais um conflag, diminuam ou parem o dps até quebrarem esse conflag, ou a coleira pode cair, a pt vai correr para o buraco e alguém ficará preso no conflag, morrendo assim que o tempo dele terminar e o dps será essencial nas cobras, então isso não pode ocorrer. Sei que é uma medida meio random essa que direi, mas é um parâmetro. Reparem na imagem acima (e no vídeo 05:42 min), no Focus Target do Ancalagon, a coleira caiu no começo da última letra “a” do nome Twintania, pode tbm ser usado de medida para os 55%.


Fase 3 -  (05:48 minutos do vídeo)


Começa aqui a fase mais chatinha da luta, o Divebomb, todas aquelas dicas opcionais que dei no início são para ela, é o momento em que ficar calado também ajuda. Após a coleira dos 55% cair, liguem o sprint e GO para o buraco.


  • Todos correm para o buraco ao lado, fiquem na parte mais funda, próximo a linha (mas muito cuidado para não encostar nela), assim que aparecer o sinal verde na cabeça de alguém, andem para o topo do buraco, não precisam ir longe, só saiam do fundo e voltem logo na sequencia, o aviso também é sonoro, o intervalo é de 5 segundos entre cada razante e serão 3 razantes na primeira wave de divebomb. Aqui, no terceiro razante o OT ativa o macro do divebomb, começará a contagem para a segunda wave;


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  • Após os 3 razantes iniciais aparecerão as cobras, elas não batem em área, então, o OT puxa todas e o MT pega o target e puxa só a grande. Fiquem todos juntos no fundo do buraco, prestando atenção na contagem, nós costumamos deixar o SCH curando o MT direto e o WTM curando o OT, enquanto isso podem ir descendo o hp das cobras (deixem em uns 50% as pequenas), mas guardem o cd das principais skills, enchendo mana dos healers, mas não matem nenhuma, quando chegar aos 5 segundos da contagem do divebomb, o OT sai correndo com as duas cobras pequenas e fica dando volta com elas pela sala ( ele precisará ir para o outro lado da sala, pois lá nascerão mais duas cobrinhas), o restante fica no buraco, é hora de ativar o sprint quem preferir;
  • Começará a segunda wave, mesma mecânica que a primeira para quem ficou no buraco, só que agora com o MT carregando a cobra mãe, então o SCH precisará dar uma curinha toda vez que entrar no buraco, quanto ao OT do outro lado da sala, fique movimentando para não levar dano fica de um lado para o outro, ou girando, se vc for marcado pela divebomb, o nosso OT disse que vira na posição de 90 graus e não é atingido. Serão novamente 3 razantes, assim que saírem do buraco para o terceiro, não voltem mais podem ir para o centro da sala (07:15 min do vídeo);
  • Marquem a área que acharem melhor para se encontrarem, o BRD precisa de todo dps, então desligue a balada de mana, geralmente minha pt se encontra no centro da sala, onde eu marco com Sacred Soil (se não desativar os efeitos verão, se não, é só ir para o meio da sala e pronto -.-), aqui é hora dos dps usarem pote para aumentar o dps se precisar, de healer curar que nem louco, de tanker usar cd se ver necessidade, enfim, é a pior parte da luta, temos pouco tempo para matar todas as cobras antes da Twintania descer novamente e o dano recebido é muito alto, a dica que darei agora, tem que ser feita rapidamente, então é assim:
Dicas para a fase 3 - cobras: Encontrem todos rapidamente no centro da tela, SCH usa sacred, WHM cure o OT que nem louco (ele vai levar mta porrada, mta mesmo, SCH se puder, dá um ou dois lustrates pra ajudar) aqui o posicionamento vai ajudar muito, o MT precisa posicionar a cobra grande de costas para o OT, ou seja, o MT fica de costas para o buraco de onde ele acabou de sair (07:17 min do vídeo) nesse mesmo tempo o OT tem que estar próximo as costas da cobra grande com as 4 cobrinhas, um caster (BLM ou SMN) vai usar o LB, duas cobras morrerão as outras duas pequenas precisam ser burnadas, aí vocês usam suas melhores skills. Motivo do posicionamento dos tankers e o porquê matar as cobras pequenas primeiro: o posicionamente é por causa do debuff que a pt recebe, quando a Twintania descer, precisam estar limpos, algumas classes ainda aguentam até 2 stacks, mas é melhor não arriscar. O motivo das pequenas morrerem primeiro, é que assim a cobra maior fica mais fácil de matar, é hora do burn, mate-a o mais rápido possível, após matarem, o MT entra em um neurolink sozinho e o restante da pt, entra em outro, motivo: qdo a Twintania descer, depois de dar o especial dela, ela dará uma barrigada (plumet) no MT, quem estiver junto, levará também. Assim que a cobra grande morrer, o SCH pode usar sacred soil e succor na pt. Não se esqueçam: Focus Target na Twintania assim que ela descer para dar o especial e permaneçam dentro do neurolink até uma explosão azul acontecer, saindo rapidamente na sequencia. OBS: Não pisem no neurolink antes de matarem a cobra grande, ele diminui seu ataque, cura, etc. E SCH: lustrate no MT assim que estiver saindo do neurolink em movimento, pois ele levará o plummet.

Fase 4 -  (08:25 minutos do vídeo)



Ok, respirem e se sintam realizados, apesar dos possíveis wipes que pode acontecer devido ao twister e o dreadknight, não é nada tão difícil comparado a fase anterior, logo pegarão o jeito.


A pt precisará se espalhar pela sala, o MT, OT e melees ficam no centro, o rangeds no contorno da sala, eu costumo ficar atrás do MT, ao meu lado um BRD e depois o WHM, tirando essas 3 classes o restante se espalhe pelas laterais da sala ( é bom deixar essa ordem pois pode faltar mana, mas economize o máximo que puder healers, aqui tem o time do enrage, então é bom acabar logo a luta), é importante ficarem longe do meio, e o OT e os melees precisam precisam se afastar do meio sempre que verem a Twintania sumonando o Dreadknight (ele sempre aparece no meio).
Os vilões da fase:
Twister


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O twister pode te levar mesmo se não foi vc que tomou, por isso a importância do Focus Target, olhem sempre pra barra dela, ao castar o twister, comecem a andar em círculos, enfim, se movimentem, mas tentem não passar no mesmo lugar nem andem atrás de ninguém. Se alguém levar twister ele se expande e pega todos próximo. Healers, podem parar de curar aqui, a Twintania fica paradona castando, se mexam.


Dreadknight
8.jpg

O urubu quando aparece marca alguém, essa pessoa fica imóvel, sem poder andar, castar, totalmente congelado e se, ele chegar perto da vítima, hit kill. Aqui o OT é o responsável pelo stun, e os outros que puderem dar slow para ajudar (inclusive o WHM) é bem vindo. Continuem prestando atenção no Focus pois pode vir também twister junto e, os melees, quando verem a barra da Twintania carregando o Dread, corram para a lateral, longe do centro da tela.


  • Saiam do neurolink e não parem de andar, até ela castar o primeiro twister;
  • O WHM passa a focar mais no MT, já que ninguém pode apanhar mais pois é hit kill na maioria das skills;
  • O MT também passa a apanhar menos, pois a Twintania fica muito tempo parada para castar a outras skills, então, salve um lustrate para os DS fortes e use uns adloquiuns sempre que possível;
  • A terceira e última coleira cairá aos 30%, aqui acontece o mesmo que pode ocorrer na Fase 2 do Conflag. Procurem não deixar a coleira cair enquanto o Dreadknight está vivo. Matem o dread rápido, ou esperem ele aparecer para matarem, a coleira cai no meio da letra “W” de Twintania no Focus target (11:05 min. do vídeo).

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Fase 5 -  (11:12 minutos do vídeo)

Última fase e a mais fácil, só não falo que pronto acabou, pois ainda tem o tempo do enrage, o dps tem que ser contínuo. Se na pt tiver os 2 tankers então...easy easy!


  • Aqui é bom todos os dps e healers se posicionarem nas costas da Twintania, próximo aos neurolinks do fundo, se vc não tiver OT, isso não é opcional, tem que ser feito, se tiver e ocorrer tudo como o planejado, é bem suaveeee;
  • O Mt continua no mesmo local, o OT fica em cima do último neurolink, aparecerá uma bola roxa (Hatch), sempre no memo local, praticamente em cima de onde o OT está, e ela vai bater nele e desaparecer, enquanto isso ele levará um dano, não muito alto, se sua pt não tem OT, você pode usar um dragoon pra tankar, se não tem dragoon ou ninguém quer tankar, quando essa bola roxa aparece, uma pessoa é targetada com um símbolo roxo também, o targetado tem que entrar em algum neurolink, pois se a bola o atingir enquanto está fora, é hit kill;


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  • Enquanto isso acontece alguém também será escolhido para receber o Liquid Hell, quem for o selecionado, deve andar envolta da sala, não precisa usar sprint, vai levar 300 de dano em cada liquid se estiver andando, se ficar parado são 1500, serão 5 cuspidas no afortunado.

Dicas para a fase 5: coloquem o liquid hell sempre no contorno da sala, tentem não passar no meio. Caso o OT seja targetado, ele deverá sair do local para não ficar nadando em liquid hell, aí a pt tem 2 opções, o MT pode entrar no neurolink e tankar as bolas roxas até o OT voltar, ou a pt fica esperta e entra no neurolink quem for targetado. Se o MT for o escolhido para o Liquid Hell, ele dará umas voltinhas ali perto da Twintania mesmo, não pode sair correndo pela sala.


Bom, esse é o jeito que nós fazemos T5, vocês podem alterar posicionamentos, mas a mecânica do boss não muda, são sempre essas. Me avisem se tiver algum erro de português ou digitação no texto que eu altero e espero ter ajudado. Qualquer dúvida podem falar comigo. 
Boa sorte à todos !

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