Thok ast Thok Extreme - Ravana

17:46

Na minha opinião, a luta mais difícil de Primal até o momento, e a que eu mais amei também (Shiva me perdoe, também te amo!). Claro que depois que aprende fica fácil como qualquer luta do FFXIV, mas até todo mundo pegar o jeitinho, tem seus altos e baixos.


Impecável, voz do boss, mecânica (com mecânicas até de coil), música, movimento, linda luta!



VÍDEO COMPLETO DA LUTA:
(utilizado no tutorial escrito)




  • Organização e posicionamento:
O mais importante nessa luta é não errar nada para não receber stack de vulnerabilidade além do que já irá receber normalmente no decorrer da luta, com 3 stacks já fica praticamente impossível de sobreviver as mecânicas.

1 - Marquem a sala com A, B e C para as mecânicas que acontecerão. E, para melhor visualização (já que o Ravana literalmente dança atacando) marquem o MT.



2 - O que combinamos também são duplinhas, que utilizaremos na Fase 3 da luta. Na mecânica das espadas (que explicarei na fase 3) serão quatro pessoas marcadas, essas quatro pessoas são sempre os quatro DPS ou os 2 healers e 2 tanks, partindo desse ponto, organizem cada DPS com um healer com com um tank como no exemplo:


3 - Só o MT fica na frente do boss quase o tempo todo, quase, porque ele terá que sair nas skills em cone para frente e nas mecânicas que tem que espalhar pela sala mesmo, onde o agro não importa. O OT entra na frente em um ataque só para dividir o dano, esse ataque não tem cast, precisará se acostumar com as batidas para saber o momento certo de entrar, mas é sempre quando ele está com as quatro espadinhas. Essa luta pode ser feita solo tank se preferirem, tomando bastante cuidado na cura do MT e nos cooldowns de defesa para os momentos mais críticos.

Os demais posicionamentos e organizações variam de acordo com a mecânica e eu explicarei no restante do tutorial, vamos para a batalha:


FASE 1 - Até 02:11 do vídeo 

  • As mecânicas:
Blinding Blade

É o "porradão" que os dois tanks dividem o dano, bem rápido, não tem aviso. Pode vir depois do Warlord Shell, no começo da luta já tem um de cara, enfim, é costume mesmo até pegar o tempo (0:05 - 0:07) no vídeo esse primeiro Blinding os tanks não tomam praticamente dano algum porque estavam todos buffados e com barreiras. Essa mecânica estará em toda luta.


Espelhos / Barreiras
O Ravana usará três barreiras envolta dele, ficando somente um lado livre para bater, antes de aparecer essas paredes, você verá no cast uma frase fake insinuando o lado safe, mas na verdade é o lado inverso ao que aparece no cast. Outra forma de saber onde bater é visualizando as próprias barreiras ao redor dele, onde não tiver uma, é safe. Somente o BLM, SMN e healers podem bater sem respeitar a mecânica. Caso, você bata do lado com barreira, levará reflect, knock back e slow (0:08 - 0:41).

Então quando ele diz: 

"The Seeing Right" - na verdade a área safe é a esquerda do boss;
"The Seeing Left" - direita safe;
"The Seeing Wings" - Frente safe.

Outra dica é que na mesma rotação ele nunca repete a mesma frase. E, quando ele tiver no "The Seeing Wings", saiam rapidamente da frente assim que terminar a mecânica, ou podem receber um ataque frontal.

Ah! E elas serão usadas durante a luta toda viu?

Atma Linga
É uma AOE que treme a arena toda, causando dano em todos players (0:15). Esta mecânica também estará em toda luta.

Tapasya
São três ataques em cone em direção ao MT, que terá que sair deles (0:21 - 0:26). Também acontecerá durante toda luta.



Prelude to Liberation
Quando ele disser: "Furious as a Blaze" quem é ranged, pode já se afastar, e batam nele com tudo que tiver, ele não vai atacar até terminar o cast, é o melhor momento para bater muito no boss. Quando estiver em uns 75% do cast da skill, aconselho aos melees a saírem de perto, pois ele irá girar e se tomar o dano, receberá 1 stack de debuff de vulnerabilidade. Fiquem o mais distantes possível, próximo as paredes da sala (0:53 - 1:12).



Faixas de Fogo
É só desviar delas, assim que aparecem, podem passar por cima para posicionar, cuidado no momento em que explodem (1:13 - 1:17).



Círculos roxos
Alguns players serão marcados com esse ataque, ninguém pode ficar dentro da área de 2 círculos ou morrerão (1:16 - 1:25).



Círculos de fogo
Aparecem random pela arena, dão um dot que não tem como dar dispel, se por acaso alguém pisar, o healer vai ter muito trabalho para sustentar o HP do player até sumir o debuff. Portanto, muito cuidado (01:17 - 01:27).



Liberation
Outro cast grande de um ataque, todos devem ficar nas costas do Ravana para desviar e aproveitem para bater, assim que ele sumir na arena, não saiam do lugar, continuem no meio e prestem atenção onde ele irá descer (01:32 - 01:52).

Rush
Ele desce como uma bola de fogo em algum lugar na borda da sala, o localizem, esperem aparecer a segunda explosão para vocês verem que lado ele vai dar o rush (01:54 - 2:08), se posicionem no lado contrário ao que ele vai correr, serão quatro bolas de fogo na mesma direção e na sequência, assim que terminar, começará o rush partindo da bola de fogo em direção ao meio da sala, conforme ele sair, andem para cima da área de onde o rush partiu:



  • Sequência de ataques da fase 1:
- Blinding Blade;
- Espelhos;
- Atma;
- Tapasya; 
- Atma; 
- Preludy Liberation aos 87%;
- Faixas de fogo + círculo roxo + círculo de fogo;
- Liberation;
- Rush.


FASE 2 - DPS check nos adds (02:11 - 04:10)

Assim que descerem, posicionem-se normalmente, MT na frente, restante atrás.

Warlord Shell
É um shield que o Ravana usará e vocês deverão quebrar rapidamente ou é hit kill no povão. Enquanto esse shield está up, também acontecerá a mecânica dos espelhos / barreira (02:15).



Adds: Borboletas
Aparecerão diversas borboletas pela sala, elas devem morrer antes de tocar o chão, lembrando que a Moon, a vermelhinha, ela desce mais rápido que a Spirit. Se cair alguma borboleta e virar espada, o grupo receberá 1 stack de debuff por borboleta, 1 stack é sustentável se não errarem mais nada, 2 é impossível porque na virada da fase você já receberá mais um stack de bônus (02:47). Então, é bom todos focarem o dps nas borboletas, o ideal é não deixar nenhuma viva.

Bloody Fuller
Todos ficarão levitando e as espadas no chão serão contadas e transformadas em stacks que darão dano no player + debuff.

Os demais ataques são os mesmos da Fase 1.

  • Sequência de ataques da fase 1:
- Warlord Shell;
- Espelhos 2x;
- Tapasya;
- Atma;
- Blinding Blade; 
- Espelhos;
- Atma;
- Tapasya;
- Atma;
- Blinding Blade; 
- Atma;
- Tapasya;
- Blinding Blade; 
- Epelhos;
- Atma 2x;
- Bloody Fuller.



FASE 3 - Fase mais complicadinha (04:11 - final)

Assim que todos descerem, combinem uma parede e todos andarão até lá. Healers lembrem de encher o HP do grupo.

DICA: caso vocês chegarem nessa fase com uma parede só, aconselho virar o boss de modo que esta parede que está sobrando fique do lado direito do boss, para não correr o risco de quebrar com as skills frontais ou com a The Rose.

Pillars of Heaven
É um empurrão que o Ravana usará, quanto mais próximo dele, maior o dano recebido, e se não tiver parede atrás, cairá (04:15 - 04:22). Por isso escolham uma parede e andem juntos para auxiliar também na próxima mecânica.

Laughing Rose
Uma marca branca aparecerá na cabeça de um player enquanto são empurrados pelo Pillars, todos devem andar juntos até o boss após o empurrão e esperar a marca branca estourar, o dano será dividido com todo grupo, após isso (04:22 - 04:32), deixem o MT na posição e os demais passem para as costas do boss separados, por causa do Surpanakha.

Surpanakha
O símbolo é bem parecido com o Prey, quem recebê-lo deve levar até o MT e sair rapidamente. O MT receberá quatro ataques de Surpanakha (04:34). Enquanto isso, os players rangeds, já se organizem no fundo da sala, para a próxima mecânica.

The Rose
Cinco bolas de energia aparecerão envolta do Ravana, nesse momento os melees inclusive o OT, irão para junto dos demais rangeds no limite da borda da sala, assim que aparecerem linhas ligando as Roses aos players, vocês girarão andando, contornando a borda da arena, muito cuidado para não cair. Quando as bolas pararem de seguir e vocês estiverem em um distância segura, esperem estourar e reparem onde está o ponto vazio, sem marcação na sala (04:53 - 05:05).

Aqui nessa parte, o MT precisará girar um pouco com o boss, acompanhando o pessoal que está girando com a Rose para que não levem o ataque seguinte.


Rose Hate
É um Hadouken em direção ao MT, o chão será marcado, é só sair da frente.

Swift Liberation
Essa é a parte mais complicada da luta até todos pegarem a mecânica.

Prestem atenção onde está o vazio, 4 players serão marcados com espadas azuis na cabeça, cada um com um número, será sempre os quatro DPS ou os 2 tanks + 2 healers. Conforme as marcas aparecerem corram para seus pontos.

1 espada = Ponto A
2 espadas = Ponto B
3 espadas = Ponto C
4 espadas = Vazio

Quem não foi marcado, permaneça no vazio até o player do Ponto A ser atacado, assim que o Ravana o atacar, vá para o meio e localizem sua dupla que foi combinada no início (lembrando que isso de combinar é só por organização, pessoal costuma fazer no reflexo mesmo, mas se você tem um grupo fixo, é a melhor forma de organizar e evitar que mais de 2 players estejam no mesmo spot). Assim que o player que você faz dupla for atacado pelo Ravana, você anda até ele e espera aparecerem faixas pretas no chão que dividirão a sala (05:32 - 05:43).

Como fugir do ataque das espadas, lembrando que você tomará 1 ataque, não pode receber o segundo (se vocês clicarem na imagem abaixo ela ficará maior para poderem ler):


Logo na sequência, vocês se dividem em pares para isso, com a sala dividida pelas faixas de fogo (essas vocês não podem passar por cima) cada dupla ocupará uma fatia safe, o player que não foi marcado com espada, receberá um círculo roxo e deverá se posicionar bem na quina no limite da sala deixando um espaço safe para o companheiro que está com defesa diminuída devido ao debuff que recebeu das espadas, isso funcionaria da seguinte forma:



Esperem as faixas de fogo saírem e voltem para o meio, prestando atenção no Ponto B.

Final Liberation
Duas pessoas serão marcadas com o símbolo do Prey, uma vai para a letra A e a outra para a letra C, os demais players irão para o B.

Lembrando os healers que sempre joguem um regen de HP no grupo ou um individual nas pessoas atacadas, ou barreira, enfim, qualquer coisa.

Essas pessoas precisam ser salvas por algum player, só que no mesmo instante de salvar o player do prey, alguns players receberão o círculo roxo novamente. Aqui teremos diferentes situações.

1 - Se os dois players marcados não forem o tanks, nenhum deles, o MT salva o player do A por exemplo, e o OT salva o player do C, mesmo se levarem círculo roxo (os tanks), eles não tem problema em aguentar o dano do Prey + Círculo. Para salvar, vocês esperam os marcados receberem o primeiro dano e a vulnerabilidade, logo na sequência passem por eles pegando o Prey e andem um pouquinho mais para frente do ponto onde salvou. O player salvo, assim que retirarem o Prey de você, corra rapidamente para o centro da sala.

Os demais players marcados deverão separar um pouco pela arena para explosão do círculo roxo, depois voltem ao meio da sala.

2- Caso um ou os dois tanks forem marcados com o Prey, os demais players terão que se organizar para executar a mecânica, nós costumamos colocar os healers como preferencias para salvar caso isso aconteça, mas se quem iria salvar estiver com círculo roxo, ele não poderá ir, o player que estiver limpo tem que fazer o trabalho. Por isso fiquem muito atentos.



Terminada a mecânica do Prey, fiquem todos no centro, a sala envolta ficará em chamas, logo na sequência vão para as bordas e esperem o ataque em área, podendo depois voltar para próximo do boss.




Depois disso, ele repete as fases anteriores, mas até esse ponto vocês já viram a luta toda, é só repetir e finalizar, as duas sequências são:


Fase Dragonfly 
- Warlord Shell;
- Epelhos;
- Atma;
- Epelhos;
-Blinding Blade;
- Atma;
- Tapasya;
- Atma;
-Blinding Blade;
- Atma;
- Atma;
- Tapasya;
-Blinding Blade;
- Atma;
- Tapasya.

Fase Beetle
- Pillars of Heaven;
- Laughing Rose;
- Surpanakha x4;
- The Rose (as orbes);
- Rose Hate;
- Surpanakha.

A partir daí vem o enrage.

Espero ter ajudado, curtam a luta, é muito boa. Qualquer dúvida, opinião, crítica, correção, é só deixar nos comentários!

GG!






Você talvez goste dessas postagens:

2 comentários

  1. Queria agradecer pelo guia! Passei hoje graças a ele, e também ao do Bismarck! Continue com o ótimo trabalho, se possível :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que legal! Não imagina como fico feliz quando leio esse tipo de comentário, espero poder continuar ajudando ^.^

      Excluir